Letramento crítico e multimodal em torno de gêneros publicitários no ensino de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/ep14.95267

Palavras-chave:

multimodalidade, gêneros textuais, letramento crítico

Resumo

O artigo propõe apresentar os resultados da implementação e análise de uma sequência didática baseada no estudo dos gêneros advertisement (campanha publicitária) e subvertisement (paródia-propaganda), desenvolvida com objetivo de observar exemplos de práticas multimodais e contextualizadas nas aulas de língua inglesa. A sequência didática, embasada na metodologia do estudo de gênero (Schneuwly; Dolz; 2004) e também em perspectivas ligadas à análise do discurso (Freitas, 2012; Myers, 1999), foi colocada em prática em 2021, no curso de inglês ministrado no segundo ano do Ensino Médio Técnico do CEFET-MG (Belo Horizonte), trazendo resultados relevantes quanto à prática integrada das quatro habilidades linguísticas e ao desenvolvimento do letramento crítico.

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Biografia do Autor

Joana Souto Guimarães Araújo, Universidade de São Paulo

Joana Souto Guimarães Araújo possui bacharelado (português e inglês) e licenciatura (inglês) em Letras pela Universidade de São Paulo (2007). Obteve título de mestre pela mesma instituição na área de Literatura Portuguesa (2012, bolsista Fapesp). Em 2019, defendeu tese de doutorado financiada pela Capes também na área de Literatura Portuguesa da USP, com estágio na Universidade do Porto (doutorado sanduíche/CAPES). Tem experiência profissional como professora nos ensinos fundamental e médio, em cursos de língua e literatura nas áreas de Inglês e Português. Atuou como professora substituta no CEFET-MG entre 2020 e 2022. É professora efetiva no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais desde 2023.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

ARAÚJO, Joana Souto Guimarães. Letramento crítico e multimodal em torno de gêneros publicitários no ensino de língua inglesa. Entrepalavras, [S. l.], v. 14, n. 3, p. e2793, 2024. DOI: 10.36517/ep14.95267. Disponível em: https://periodicos.ufc.br/entrepalavras/article/view/95267. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

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Artigos - Linguística Aplicada

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