WEIGHT X LENGTH RELATIONSHIP AND LENGTH CONVERSION OF YELLOWFIN TUNA, Thunnus albacares, FROM FISHERIES ASSOCIATED WITH AN OFFSHORE BUOY IN THE WESTERN EQUATORIAL ATLANTIC
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v44i2.165Palabras clave:
albacora-laje, Thunnus albacares, morfometria, atrator artificialResumen
Este trabalho apresenta a estimativa da relação peso x comprimento de Thunnus albacares associadas a bóias oceânicas no Atlântico Oeste Equatorial, bem como a conversão de comprimento para se ter acesso a real estrutura populacional que vem sendo explotada. Os dados foram obtidos no período de maio/2010 a abril/2011 nos desembarques no cais pesqueiro de Areia Branca-RN e em um embarque realizado em fevereiro/2011. Foram amostrados 348 indivíduos de T. albacares, sendo utilizados para a estimativa da conversão de comprimento os dados de 174 indivíduos e para a estimativa da relação peso x comprimento os dados de 201 indivíduos. Através da análise de regressão linear chegou-se à fórmula de conversão de comprimento da nadadeira peitoral a forquilha para comprimento furcal: FL = 6,0522 + 1,2445 PFFL. A relação entre os dados log-transformados de comprimento e peso é representada pela regressão ln WT = -10,711 + 2,9347 ln FL, cuja equação potencial é WT = 0,0000223 . FL2,935Descargas
Publicado
2011-09-01
Número
Sección
Artigos originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).