ESTUDO DA IDADE E CRESCIMENTO DE ESPÉCIES DO GÊNERO Haemulon ( PISCES: POMADASYIDAE ) NO ESTADO DO CEARÁ BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.32360/acmar.v29i1-2.31401Palabras clave:
biquara, sapuruna, idade, comprimento, pesca artesanal.Resumen
Neste trabalho, analisamos dados de idade e comprimento da populações da biquara, Haemulon plumieri, e da sapuruna, H. melanurum, que habitam as águas tropicais do Estado do Ceará, com a finalidade de determinar a equação de crescimento e, ao mesmo tempo, fazer comparações com estoques da zona temperada, quanto a taxa de crescimento e comprimento máximo teórico. Os dados foram obtidos por retrocálculo a partir de anéis etários em escamas de indivíduos com comprimentos zoológicos entre 13,5 e 32,1 em (H. plumieri) e 15,3 e 28,0 em (H. melanurum ). As equações de crescimento, em cm,
são: L,= 38,3 [ 1 - exp (- 0,168 ( t + 2,1) ), para H. plumieri, and L,= 31,3 [ 1- exp (- 0,315 ( t + 1,4) ), para H. melanurum. A população da biquara da Zona Tropical atinge um menor L∞ ( 38,3 em) mas cresce mais rapidamente ( K = 0,168) do que a população da Zona Temperada, em que L∞= 53,4 em, mas é menor a taxa decrescimento ( K = 0,108 ). Esses resutlados confirmam a teoria segundo a qual, com o aumento da latitude, os peixes atingem maior comprimento teórico mas têm menor taxa de crescimento.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).