ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A TENDÊNCIA À RAZÃO INSTRUMENTAL

Autores

  • Elenilce Gomes de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Carlos Augusto de Oliveira Azevedo Filho Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i17.19945

Palavras-chave:

Racionalidade, Adorno, Horkheimer, Formação, Estágio,

Resumo

Resumo

 

Destaca a tendência à razão instrumental, com base em Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, cuja crítica a essa racionalidade constitui marco importante para a compreensão dos obstáculos à emancipação e à liberdade humana. A metodologia tem suporte na acepção do materialismo histórico-dialético, de modo a evidenciar elementos atinentes às relações histórico-sociais. Dessa maneira, põe em ressalto peculiaridades relativas à manifestação desta racionalidade no âmbito do Estágio Supervisionado, componente curricular da Licenciatura em Teatro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.  

 

Palavras-chave: Racionalidade. Adorno. Horkheimer. Formação. Estágio

 

Supervised internship and tendency to instrumental reason

 

Abstract

 

The present paper highlights the tendency to instrumental reason as developed by Theodor W. Adorno and Max Horkheimer, whose criticism to this rationality constitutes an important milestone for understanding the obstacles to human emancipation and freedom. The methodology is based on the dialectical and historical materialism, in order to point elements related to historical-social relations. In this way, it emphasizes peculiarities related to the manifestation of this rationality within the scope of Supervised Internship as one of the curricular components of the Teaching License in Theater at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará.

 

Key-words: Rationality. Adorno. Horhheimer. Formation. Supervised Internship.

Biografia do Autor

Elenilce Gomes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Atualmente, desenvolve suas atividades no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Membro do Fórum Estadual de Educação do Ceará. Colabora com o Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira/UFC. Desenvolve pesquisa no Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR). Coordena o Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional (NUPEP) e possui experiência na área de Educação, escrevendo principalmente sobre os seguintes temas: trabalho-educação, políticas educacionais, legislação da educação brasileira, Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica. Coordena o DINTER em Educação UNESP/IFCE.

Carlos Augusto de Oliveira Azevedo Filho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Graduado em Artes Cênicas pelo Centro Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (CEFET CE) e em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) - caoafi@gmail.com

Referências

ADORNO, Theodor W. HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1985.

MAAR, W. L. Prefácio. In: Adorno. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1995.

HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. São Paulo: Editora Centauro, 2002.

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Publicado

2017-07-31

Como Citar

OLIVEIRA, Elenilce Gomes de; AZEVEDO FILHO, Carlos Augusto de Oliveira. ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A TENDÊNCIA À RAZÃO INSTRUMENTAL. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 17, p. 110–117, 2017. DOI: 10.29148/labor.v1i17.19945. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/19945. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

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