Escolas e Professores na Berlinda:

a extrema direita e o programa escola sem partido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i22.44040

Palavras-chave:

Escola sem Partido, Educação conservadora, Repressão, Liberdade de expressão, Direitos humanos

Resumo

O Programa Escola Sem Partido (ESP) tem gerado discussões no âmbito acadêmico e ganhou notoriedade nos meios de comunicação. Este artigo objetiva compreender quais são as pretensões e as consequências do ESP e se baseou em uma pesquisa bibliográfica e em materiais midiáticos que tratam do programa em pauta. Diante do que foi estudado, notamos que os princípios de uma educação fundamentada na formação humana vão de encontro à ideologia do ESP, o qual tem caráter tecnicista, isto é, não permite a reflexão crítica dos estudantes acerca de suas realidades. Desse modo, entendemos que as ideias do ESP são extremamente conservadoras e se pautam na expansão da extrema direita. Logo, a discussão dessa problemática, que promove conflitos nas esferas social e educacional, faz-se crucial para que a escola passe a ser um espaço para uma aprendizagem libertadora.

Biografia do Autor

João Fredson da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Bacharel em Direito (UERN), técnico administrativo do IFRN/Mossoró, e aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Mestrado Profissional em Rede Nacional.

Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos Leite, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Bacharela em Arquitetura, professora do IFRN/Mossoró e aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Mestrado Profissional em Rede Nacional.

Referências

BARCELLOS, M. E. et al. A reforma do ensino médio e as desigualdades no Brasil. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 2. n. 13, 2017.

BRASIL. Câmara dos Deputados. PL 867/2015: Projeto de Lei. [2015]. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1050668. Acesso em: 5 dez. 2019.

BRASIL. Câmara dos Deputados. PL 7.180/2014: Projeto de Lei. [2014]. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=606722. Acesso em: 5 dez. 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 5 dez. 2019.

CALGARO, F. Rodrigo Maia recria comissão para discutir projeto Escola Sem Partido. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/12/05/rodrigo-maia-recria-comissao-para-discutir-projeto-escola-sem-partido.ghtml. Acesso em: 5 dez. 2019.

ESCOLA SEM PARTIDO (Brasília, DF). Estatuto Escola Sem Partido. [2015]. Disponível em: http://escolasempartido.org/wp-content/uploads/2019/10/Estatuto-ESP-atualizado.pdf. Acesso em: 30 nov. 2019.

ESCOLA SEM PARTIDO. Disponível em: http://www.escolasempartido.org/. Acesso em: 2 dez. 2019.
ESPINOSA, B. R. S.; QUEIROZ, C. B. F. Breve análise sobre as redes do Escola Sem Partido. In: FRIGOTTO, G. Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. p. 49-61
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 60. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
FRIGOTTO, G. A gênese das teses do Escola “sem” Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. In: FRIGOTTO, G. Escola “sem” partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. p. 17-34.
FRIGOTTO, G. “Escola Sem Partido”: imposição da mordaça aos educadores. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 19, p. 11-13, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/24722. Acesso em: 27 dez. 2019.
OLIVEIRA, E. G. A “personalidade vigorosamente formada”, em Gramsci, e obstáculos no âmbito do ensino médio. Holos, Natal, v. 6, p. 178-187, 2016.
“O PROFESSOR da minha filha comparou Che Guevara a São Francisco de Assis”. São Paulo, 25 jun. 2016. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/23/politica/1466654550_367696.html. Acesso em: 2 dez. 2019.

PENNA, F. O Escola sem Partido como chave de leitura do fenômeno educacional. In: FRIGOTTO, G. (org.). Escola “Sem” Partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: LPP, 2017. p. 35-48
RATIER, R. 14 Perguntas Sobre o “Escola Sem Partido”. In: A ideologia do Movimento Escola Sem Partido. Ação Educativa (org). São Paulo: Ação Educativa, 2016, p. 30-41.
RAMOS, M. Escola Sem Partido: A criminalização do trabalho pedagógico. In: FRIGOTTO, G. (org.). Escola “Sem” Partido: Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: LPP, 2017. p. 75-86.
RAMOS, M. S.; SANTORO, A. C. S. Pensamento freireano em tempos de Escola Sem Partido. Inter Ação, Goiânia, v. 42, n. 1, 140-158, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/44076 Acesso em: 27 dez. 2019.
SANTOS, D. S. et al. O lugar da Educação Profissional e Tecnológica na Reforma do Ensino Médio em contexto brasileiro: da Lei nº 13.145/2017 à BNCC. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 2. 2020.

SANTOS, S. R.; AZEVEDO, M. A. A contrarreforma do ensino médio e os rumos da educação profissional no Brasil. Revista Labor, Fortaleza, n. 20, v. 1, p. 78-95, 2018.

SILVA, R. G. A.; SILVA, N. G. A. Política, poder e totalitarismo: uma análise na perspectiva de Hannah Arendt. Revista Labor, Fortaleza, n. 10, v.1, p. 139-155, 2013.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

SOUZA, Francisco das Chagas Silva; SILVA, João Fredson da; LEITE, Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos. Escolas e Professores na Berlinda:: a extrema direita e o programa escola sem partido. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 22, p. 114–130, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i22.44040. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/44040. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.