Revisitando a prática docente
MEMÓRIAS DE EGRESSOS DA ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60213Palavras-chave:
Formação docente. Saberes profissionais. Docentes EBTT. Educação Profissional e Tecnológica.Resumo
O presente artigo estabelece uma discussão pautada nas apreciações de egressos de um curso de especialização ofertado no âmbito de um dos institutos da Rede Federal de Ensino a docentes da carreira EBTT não-licenciados. A discussão é promovida a partir de respostas dadas a respeito da análise do curso na inter-relação entre os seus saberes profissionais antes e após as suas efetivas participações por parte dos cursistas-docentes. A investigação se caracteriza como qualitativa, tendo em conta um recorte de um estudo mais amplo, de caráter longitudinal, promovido pelos pesquisadores sobre os saberes profissionais docentes na EPT. No caso do estudo em tela, são apresentados dados oriundos de um questionário semiestruturado aplicado, cujo propósito central foi de problematizar as alegações acerca dos saberes docentes a partir da relação intersubjetiva estabelecida entre cursistas-docentes e docentes-professores na oferta desse curso de 620h/a, na modalidade semipresencial de ensino. Para tanto, fizeram parte do estudo 6 participantes. Os resultados dispõem a relevância de ações de formação continuada docente, que não se configurem como pontuais; além da imprescindível indissociabilidade, para tal feita, entre os conhecimentos pedagógicos e os de cunho profissional por meio de discussões pautadas na elevação do binômio teoria-prática na atuação docente do professor EBTT.
Palavras-chave: Formação docente. Saberes profissionais. Docentes EBTT. Educação Profissional e Tecnológica.
Referências
BRASIL, Congresso Nacional. Lei Federal nº 4024, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1961. Disponível em: http://wwwp.fc.unesp.br/~lizanata/LDB%204024-61.pdf. Acesso em: 7 jul. 2020.
BRASIL, Congresso Nacional. Lei Federal nº 9.394, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Diário oficial [da] União, Poder executivo, Brasília, DF, Ano CXLV, n. 253, 30 dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 10 jul. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Centenário da rede Federal de Educação profissional e tecnológica. 2009b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf. Acesso em: 12 jul. 2020.
IFAL, Instituto Federal de Alagoas. Projeto do Curso de Especialização em Docência na Educação Profissional. Maceió, 2013.
KUENZER, Acacia Zeneida (Org.) Ensino Médio: Construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2009.
MACHADO, Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. v. 1, n. 1, jun. Brasília: MEC, SETEC, 2008. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2862/1003. Acesso em: 10 jul. 2020
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
ORTIGARA, Claudino, GANZELI, Pedro. Os Institutos Federais de Educação, Ciencia e Tecnologia: permanências e mudanças. In: BATISTA, Eraldo Leme, MÜLLER, Meire Terezinha. A educação Profissional no Brasil. Campinas, SP: Alínea, 2013.
PDI, Plano de Desenvolvimento Institucional (2019-2023). Instituto Federal de Alagoas. Maceió, 2019. Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/. Acesso em: 20 jul. 2020.
PENA, Geralda Aparecida de Carvalho. Prática Docente na Educação Profissional e Tecnológica: os Conhecimentos que subsidiam os professores de Cursos Técnicos. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Belo Horizonte, v. 09, n. 15, p. 79-94, ago./dez. 2016. 79. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em: 10 jul 2020.
SOUZA, Francisco das Chagas Silva; NASCIMENTO, Viviane Souza de. Bacharéis Professores: Um perfil docente em expansão na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. In: MOURA, Dante Henrique. Produção de Conhecimento, Políticas Públicas e Formação Docente em Educação Profissional. Mercado das Letras: São Paulo, 2013.
TARDIF, Maurice Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).