Evasão escolar na Educação profissional na Amazônia:

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72062

Palavras-chave:

educação profisisonal; evasão escolar.

Resumo

A evasão escolar é um problema histórico na educação brasileira. O termo evasão, na literatura, refere-se a situações diversas, como abandono da escola, saída temporária do estudante da instituição, dentre outros. No caso da Educação Profissional, observa-se uma contradição entre a expansão na oferta de vagas e a persistência dos altos índices de evasão nos cursos dessa modalidade. Esta pesquisa é parte de uma pesquisa em desenvolvimento, nível mestrado, que objetiva investigar as perspectivas de enfrentamento da evasão escolar na educação profissional de uma escola pública do Pará. Como recorte dessa pesquisa apresentamos, neste estudo, os resultados de uma revisão de literatura sobre o tema evasão escolar na educação profissional na Amazônia, a partir do levantamento bibliográfico em duas bases de dados. Os resultados evidenciaram grande variedade de pesquisas no que concerne ao nível de ensino e modalidades estudadas, mas poucos estudos centrados no contexto da Educação Profissional. As temáticas estudadas versam, em sua maioria, na identificação dos diversos fatores que levam o aluno a evadir, incluindo-se fatores individuais e institucionais. Ademais, em consonância com estudos recentes de revisão sobre a evasão escolar, constatamos a falta de consenso sobre o conceito de evasão. Espera-se que estes resultados possam subsidiar novas pesquisas que tenham como foco a compreensão do fenômeno da evasão escolar em suas diversas dimensões, especialmente àquelas direcionadas à Educação Profissional, haja vista as demandas relativas ao mundo do trabalho que se apresentam na contemporaneidade

Biografia do Autor

Cinara Calvi Anic, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IFAM. Campus Manaus Centro

Licenciada em Ciências Biológicas pela UNESP. São José do Rio Preto. Mestre em Ecologia pela USP. Universidade de São Paulo. Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela UFMT. Universidade Federal do Mato Grosso. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas- IFAM. Regime de trabalho: DE. Professora dos programas de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica- PROFEPT/ IFAm e Pós graduação em Ensino Tecnológico- PPGET/ IFAM. 

Romilson Alves da Silva , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFAM

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino  Tecnológica (PROFEPT), pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro (CMC). Especialista em  Geografia, Meio Ambiente e Sustentabilidade e Psicopedagogia Institucional e Clínic. Licenciado em Geografia. Especalista em Pedagogia Escolar: Supervisão, Orientação e Administração. Licenciado em Pedagogia (2005). Professor com experiência na Educação Básica, Supervisão Educacional. 

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

ANIC, Cinara Calvi; SILVA , Romilson Alves da. Evasão escolar na Educação profissional na Amazônia: : uma revisão de literatura . Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 26, p. 86–103, 2021. DOI: 10.29148/labor.v2i26.72062. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72062. Acesso em: 25 nov. 2024.

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