Por uma epistemologia feminista:

Apontamentos teórico-metodológicos para o fortalecimento das discussões das relações de Gênero no campo da Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.80561

Palavras-chave:

Gênero., Feminismo., Invisibilidade feminina.

Resumo

Quando se aborda sobre poder, automaticamente nos referimos a hierarquia entre opressores e oprimidas, e também entre dominadores e dominadas. Sendo que, nessas relações onde se tem o envolvimento de homens e mulheres, os homens de forma geral dominam o papel principal de opressor. Neste contexto, este artigo pretende fomentar sobre as questões temáticas de feminismo, marxismo e relações de gênero no âmbito da educação, dando destaque a alguns autores e pesquisadores que contribuíram para a definição de gênero e suas consequentes implicações. Com o intuito de romper essas barreiras de estereótipos e diferenças, no âmbito educacional este fator se identifica como uma trilha que permite tanto a professores como alunos, adquirir novas percepções e experiências sobre os padrões existentes na sociedade, buscando reduzir os conflitos entre homens e mulheres, dando mais abertura de aprender com as diferenças. O desenvolvimento do artigo se deu por uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória. Contudo, tal divisão acaba por impor às mulheres menor controle sobre o uso do tempo e constitui-se como elemento fundamental no processo de acumulação de capital. Assim, as análises sobre trabalho e gênero não podem ser feitas sem considerar os diferentes tipos de atividade desenvolvidos sobretudo pelas mulheres, as quais muitas vezes não são consideradas trabalho em sua definição geral.

Biografia do Autor

Tamires Aparecida Batista de Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED-UFS/SE), na área: Educação, Comunicação e Diversidade. Inserido na linha de pesquisa: Educação e Comunicação. Mestre do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (PPGEO-UFS/SE), na área: Organização e Dinâmica dos Espaços Agrícolas e Regionais. Inserido na linha de pesquisa: Produção e Organização do Espaço Agrícola. Possuir Especialização em Metodologia de Ensino de História e Geografia pela Faculdade Amadeus (FAMA). Possui Graduação em Geografia Bacharelado Pleno pela Faculdade José Augusto Vieira (FJAV). Experiência na área de Metodologia do Trabalho Científico e Ensino de Geografia. Na Geografia temos atualmente as áreas da Geografia Humana com ênfase na Geografia Agrícola e Rural, Atuando e desenvolvendo pesquisas nos seguintes temas: Agricultura Familiar; Assentamentos rurais; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento sustentável; Educação do Campo; Luta pela Terra; Movimentos Sociais do Campo; Reforma agrária; Sustentabilidade; Territórios e Espaços Rurais. Na Educação tem experiência na área de Educação Ambiental; Educação do Campo; Processos de Ensino-Aprendizagem e Metodologia de Ensino. Integra o Grupo de Pesquisa Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero (PPGED/UFS/CNPQ) coordenado pelo Prof. Dra. Maria Helena Santana Cruz, Professora Emérita da Universidade Federal de Sergipe. Atualmente estamos desenvolvendo pesquisas sobre assentamentos rurais; Comunicação; Cultura; Educação; Direitos Humanos, Diversidade, Desigualdade Social; Feminismo; Movimentos sociais; Mundo Rural; Divisão Sexual do Trabalho e Relações de Gênero. Também tenho desenvolvido pesquisas não que eu diga respeito a Classe, Gênero e Raça. Interesso-me pelas seguintes áreas: Ciência Política, Ciências Sociais, Educação, Geografia, História e Sociologia Rural. 

Maria Helena Santana Cruz, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Professora Emérita da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pós-Doutora em Sociologia da Educação pela UFS. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Psicologia; Especialista em Modelos de Práticas nos Campos de Aplicação do Serviço Social; Especialista em Ciências Sociais. Atualmente é Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação nos cursos de Mestrado e Doutorado (PPGED), e no curso de Mestrado em Serviço Social (PROSS) da UFS. Foi Coordenadora (2003-2005) e vice Coordenadora (2001-2003) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. Exerceu a função de Coordenadora Executiva da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher e Relações de Gênero (REDOR), organizou o XI e o XIX Encontros dessa Rede realizados na UFS, em São Cristóvão, nos anos de 2002 e 2016, respectivamente, contribuindo para a consolidação do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre a Mulher e Relações de Gênero (NEPIMG). Líder do Grupo do Diretório de Pesquisa certificado pelo CNPq: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero. Foi Coordenadora, em diversas gestões, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Pesquisa sobre a Mulher e Relações de Gênero (NEPIMG) da UFS, integrado à REDOR. Foi Secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Sergipe (1990/1992) e Secretária Adjunta (1978/1990) da SBPC/Seccional Sergipe. Foi membro da Comissão Técnica da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (FAPESE) e da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC). Integra o Comitê ad hoc do Programa Pró-Equidade de Gênero da Subsecretaria de Articulação Institucional da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República (PR). Atuou como Conselheira, representante da UFS e do NEPIMG, no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) na gestão de 2016 a 2020. Publicou, entre outros, os seguintes livros: Educação e Igualdade de Gênero; Gênero e Governabilidade; Gênero e Trabalho: Diversidades de Experiências em Educação e Comunidades Tradicionais; Mapeando Diferenças de Gênero no Ensino Superior da Universidade Federal de Sergipe; Educação Feminina: Memórias e trajetórias de alunas do Colégio Sagrado Coração de Jesus em Estância-Sergipe (1959-1970); Pluralidade de Saberes e Territórios de Pesquisa em Educação sob Múltiplos Olhares dos Sujeitos Investigadores; Múltiplos Enfoques e Espaços Plurais da Pesquisa no Campo da Educação; Trabalho, Gênero, Tradição e Modernidade; Feminismo, Desenvolvimento e Direitos Humanos; além de inúmeros capítulos e artigos em periódicos científicos nas áreas de Educação, Ciências Sociais, Gênero, Violências. Membro do Conselho Editorial e do Conselho Científico de várias revistas científicas. Tem experiência de pesquisa na área de Educação e Ciências Sociais, com ênfase nos seguintes temas: trabalho, formação de professoras/es, gênero, diversidade, políticas sociais, movimentos sociais, violência, idade e geração.

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Publicado

2022-07-02

Como Citar

OLIVEIRA, Tamires Aparecida Batista de; CRUZ, Maria Helena Santana. Por uma epistemologia feminista: : Apontamentos teórico-metodológicos para o fortalecimento das discussões das relações de Gênero no campo da Educação. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 27, p. 45–67, 2022. DOI: 10.29148/labor.v1i27.80561. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/80561. Acesso em: 21 nov. 2024.

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