Technical Teaching in Theater:

conformation or resistance?

Authors

  • Benedita Alcidema Coelho dos Santos Magalhães UFPA
  • Ronaldo Marcos de Lima Araujo UFPA

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60189

Keywords:

Trabalho, Arte, Educação profissional

Abstract

This text deals with professional education in arts. It aims to analyze the trajectory of technical teaching in Theater at the Federal University of Pará, its purposes and contradictions, in the scope of professional education. The methodology used was the case study and the approach was considered qualitative. Semi-structured interviews and document analysis were used. The interviews revealed that the School of Theater and Dance and alongside the training of theater professionals, went through four phases: the golden phase of creation, the phase of decay; the renovation phase and; the institutionalization phase. We can conclude that having a theater course (which for decades existed freely and now in an institutionalized way) in professional education, in spite of all the limitations of this teaching method, means for the theater school and for the formation of an artist a question of survival and the guarantee of continuity in the formation and legitimation of art inside the academy, which appears to be conformation, reveals itself as resistance.

Author Biographies

Benedita Alcidema Coelho dos Santos Magalhães, UFPA

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (2001); Licenciada em Geografia (UFPA, 2005), Bacharel em Geografia (UFPA, 2005); Mestre em Educação - Políticas Públicas Educacionais pela Universidade Federal do Pará/PPGED (2009). Doutorado em Educação- Políticas Publicas Educacionais pela Universidade Federal do Pará (2018). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Geografia e Cartografia do IFCH - UFPA. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE/NEB/UFPA); Coordenadora de projeto de pesquisa (Edital PRODUTOR-2019) e Projeto de extensão (PROEXIA/MARAJÓ-2019). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Geografia (Licenciatura e Bacharelado). Foi Técnica em Assuntos Educacionais da UFPA (2010- 2018): atuando como coordenadora pedagógica da Escola de Teatro e Dança, ICA/UFPA; Pedagoga das Licenciaturas em Teatro e Licenciatura em Dança PARFOR/UFPA, professora colaboradora da Licenciatura em Teatro PARFOR/UFPA. Foi da Coordenação de Avaliação e Desempenho de Curso da Diretoria de Ensino da PROEG/UFPA. Assessora Pedagógica da Secretaria Municipal de Gurupá (2002-2003); professora de Geografia da rede estadual de ensino/ SEDUC/PA (2005- 2009). Tem experiência na área da Educação com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, ensino de Geografia, movimentos sociais, educação profissional, arte. É associada à ANPED.

 

Ronaldo Marcos de Lima Araujo, UFPA

RONALDO MARCOS DE LIMA ARAUJO, Pedagogo, especialista em docência do ensino superior pela UFPA, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP, Doutor em Educação pela UFMG, com Pós-Doutoramento no PPFH-UERJ. Atualmente é Professor Titular do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA atuando como professor da graduação e da pós-graduação ? mestrado e doutorado. Na UFPA coordena o GEPTE ? Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação. Mantem produção bibliográfica regular focando principalmente na área de Trabalho e Educação e, em particular, no ensino médio e na educação profissional. Tem experiência de orientação de dissertações/teses de mestrado e doutorado, trabalhos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e monografias de cursos de especialização. Coordenou vários projetos de pesquisa com financiamento externo. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA em três gestões, o Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica e o EDUCANORTE ? Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia ? Doutorado, sendo eleito vice-coordenador do Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação, Coordenador do GT de Trabalho e Educação da ANPED, Diretor de Qualificação da Escola de Governo do Pará, Diretor de Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria de Educação do Pará, membro do Conselho Estadual de Educação, Diretor Geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA e membro da Comissão da Área de Educação junto a CAPES. Atualmente é Superintendente de Assistência Estudantil da UFPA. É associado da ANPED, da ANPAE e da SBPC. Bolsista Produtividade do CNPq.

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Published

2020-12-20

How to Cite

MAGALHÃES, Benedita Alcidema Coelho dos Santos; ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Technical Teaching in Theater: : conformation or resistance?. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 131–154, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i24.60189. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60189. Acesso em: 10 may. 2024.

Issue

Section

Dossiê

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