O LEGADO HISTÓRICO DA REVOLUÇÃO RUSSA E A ATUALIDADE DE SEUS FUNDAMENTOS TEÓRICOS E POLÍTICOS
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i19.19694Palabras clave:
Revolução Russa, Crise do Capitalismo, Partido e Revolução.Resumen
O artigo destaca a relevância histórica da Revolução Russa e a atualidade de seus fundamentos teóricos e políticos. A pesquisa é teórico-bibliográfica. O legado da Revolução de Outubro foi a URSS impedir o nazismo de vencer a guerra e o mundo se tornar um imenso campo de concentração. A ameaça vermelha obrigou a burguesia europeia a criar o Estado do Bem Estar-Social. A Revolução de 1917 ensina para a América Latina que abandonar os objetivos socialistas acaba levando ao abandono, inclusive, das bandeiras democráticas e que, somente um governo dos trabalhadores expropriando a burguesia poderá realizar a contento essas bandeiras.Citas
AMIN, Samir. Geopolítica do imperialismo contemporâneo. In: BORON, Atilio A. (Org). Nova hegemonia mundial: alternativas de mudança e movimentos sociais. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2004.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. Madri: Mestas Ediciones, 2007.
PRADO JUNIOR, Caio. A revolução brasileira: perspectivas em 1977. 6 ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1978
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).