EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA OMNILATERAL E POLITÉCNICA: UMA PROPOSTA EM CONSTRUÇÃO

Autores/as

  • Ivonei Andrioni Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)/Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
  • Ilma Ferreira Machado Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)/ PPGEdu
  • Rose Márcia da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH)

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i19.20011

Palabras clave:

Educação do Campo, Formação Ominlateral, Formação Politécnica.

Resumen

omnilateral e politécnica na proposta político-pedagógica, nas práticas dos professores, dos gestores, dos pais e dos alunos de uma escola do campo, bem como identificar como a escola se relaciona com o seu entorno: sindicatos, pastorais, associação de produtores (as), cooperativa. O objeto da pesquisa é a Escola Estadual Florestan Fernandes, no Assentamento Doze de Outubro, no Município de Cláudia/MT. O método referência que permeia a pesquisa é o histórico crítico. Para a pesquisa de campo utilizamos as técnicas de observação, análise documental. Os resultados apontam que existe uma proximidade muito grande entre os projetos que estão sendo desenvolvidos na Escola e os Projetos desenvolvidos pela comunidade; a escola procura articular ensino e trabalho, formação técnica e humana, na perspectiva da politecnia e da formação omnilateral. Concluímos que existe um grande caminho a ser percorrido, e que os caminhantes (professores, pais, alunos, conselheiros) sabem dos limites e das possibilidades, e estão determinados a fazer o percurso, administrando e superando as dificuldades que estão postas; também, estão preparados para enfrentar aquelas que, surpreendentemente, as circunstâncias poderão apresentar.

Palavras-chave: Educação do Campo; Formação Ominlateral; Formação Politécnica.

Biografía del autor/a

Ivonei Andrioni, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)/Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMT). Graduado em Estudos Sociais pela UNIFEBE (Centro Universitário de Brusque), Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professor da Educação Básica da rede estadual de Mato Grosso.

Ilma Ferreira Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)/ PPGEdu

Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no curso de Pedagogia, nas áreas de Didática e Estágio Supervisionado, e no Mestrado em Educacão (PPGEdu/UNEMAT). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Rose Márcia da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH)

Doutoranda no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Graduada em Letras e Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Técnica em Assuntos Educacionais – IFMT Campus Avançado Sinop.

Citas

ANDRIONI, Ivonei. Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio no/do Campo em Mato Grosso: Limites e Possibilidades. Cáceres/MT: UNEMAT, 2016.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 23 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 dez. 1996.

______. Ministério da Educação. Referenciais para uma política nacional de educação do campo: Caderno de Subsídios. (Coord.) RAMOS, Marise Nogueira; MOREIRA, Telma Maria; SANTOS, Clarice Aparecida dos. 2ª ed. Brasília; MEC/Secad, 2005.

______. Ministério da Educação. Documento Base da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado ao Ensino Médio. Brasília: MEC/Setec, nov. 2007.

CALDART, Roseli Salete. Caminhos para a Transformação da Escola. In: CALDART, Roseli Salete; STEDILE, Miguel Henrique; DAROS, Diana. (Orgs.) Caminhos para a Transformação da Escola. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

______. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLILA, Mônica Castagna (Org.). Por uma educação do campo. 5 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

ESCOLA ESTAUAL FLORESTAN FERNANDES. Projeto Político Pedagógico. 2016.

FREIRE, Paulo. Educação Como Prática da Liberdade. Rio de janeiro, Paz e Terra, 1967.

FREITAS, Luiz Carlos de; SORDI, Maria Regina Lemes de; MALAVASI, Maria Marcia Sigrist; FREITAS, Helena Costa Lopes de. Avaliação Educacional: Caminhando pela Contramão. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. Apresentação. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação Politécnica. In: CALDART, Roseli. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo. FRIGOTTO, Gaudêncio. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

______. Formação Omnilateral. In: Caldart, Roseli. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo. FRIGOTTO, Gaudêncio. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere. Volume 2; edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho, 6ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

LEMME, Pascoal. Memórias de um Educador. 5v. 2 ed. Brasília: INEP, 2004.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Organização e introdução Osvaldo Coggiola. 1ª ed. Revista – São Paulo: Boitempo, 2010.

______. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. Textos Sobre Educação e Ensino. Tradução de Rubens Eduardo Farias. São Paulo: Centauro, 2004.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política: Livro: O Processo de Produção do Capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

MATO GROSSO. Orientações Curriculares: Concepções para a Educação Básica. Secretaria de Estado de Educação. Cuiabá: Defanti, 2010.

MOLINA, Mônica Castagna. SÁ, Laís Mourão. Escola do Campo. In: CALDART, Roseli Salete. PEREIRA, Isabel Brasil. ALENTEJANO, Paulo. FRIGOTTO, Gaudêncio. (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio: Expressão Popular, 2012.

NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. 4. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e Educação: Fundamentos Ontológicos e Históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12 nº 34 jan./abr. 2007.

Publicado

2018-11-09

Cómo citar

ANDRIONI, Ivonei; MACHADO, Ilma Ferreira; SILVA, Rose Márcia da. EDUCAÇÃO DO CAMPO NA PERSPECTIVA OMNILATERAL E POLITÉCNICA: UMA PROPOSTA EM CONSTRUÇÃO. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 19, p. 170–184, 2018. DOI: 10.29148/labor.v1i19.20011. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/20011. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.