O CURRÍCULO INTEGRADO NOS DOCUMENTOS DO IFRN: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Autores/as

  • José Gerardo Bastos da Costa Júnior Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Francisca Leidiana de Souza UERN/IFRN/UFERSA
  • Luiz Antonio da Silva dos Santos UERN/IFRN/UFERSA
  • Francisco das Chagas Silva Souza Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte - IFRN

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i18.33515

Palabras clave:

Dualidade, Currículo Integrado, Ensino Médio Integrado,

Resumen

Neste artigo, abordamos as perspectivas e os desafios enfrentados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) para colocar em prática a integração curricular. A metodologia constou de um pesquisa documental na qual foram analisados o Projeto Político-Pedagógico (PPP) dessa instituição e cinco Projetos Pedagógicos dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrados (PPC). Constatamos, no PPP, a preocupação do IFRN em destacar as bases teóricas marxistas em que se assentam o seu currículo. A formação integral e a necessária articulação entre a formação geral e a profissional são ressaltadas ao longo do documento. Entretanto, nos textos dos PPC, embora haja recorrências aos princípios defendidos pelo PPP, em algumas situações percebemos um distanciamento com relação às propostas desse documento que norteia o currículo integrado no IFRN.  

ABSTRACT

This article approaches the perspectives and challenges faced by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Norte (IFRN) that sets in motion the curricular integration. The methodology had documental research that analysed the Pedagogical Political Project (PPP) of the institution and another five Course Pedagogical Projects (PPC) of different Integrated Vocational High School Courses. We perceived, in the PPPs, the concern of IFRN to highlight the theoretical Marxist basis that are present in their curriculum. The integral formation and the necessary articulation between general formation and vocational formation are also highlighted throughout the entire document. Although the PPCs have some recurrences of the principles defended by the PPPs, we also perceived the detachment, in some occasions, from the proposals of the document that supports the integrated curriculum at IFRN.

Biografía del autor/a

José Gerardo Bastos da Costa Júnior, Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte - IFRN

Licenciado em História (UECE), especialista em Planejamento Educacional (UNIVERSO), mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA) e professor do IFRN.

Francisca Leidiana de Souza, UERN/IFRN/UFERSA

Bacharela em Turismo (UERN), especialista em Educação e Contemporaneidade (IFRN) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA)

Luiz Antonio da Silva dos Santos, UERN/IFRN/UFERSA

Graduado em Pedagogia, especialista em Língua Portuguesa e Matemática (IFRN) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA)

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutor em Educação (UFRN) e professor do IFRN e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA) e em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional).

Citas

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Publicado

2018-08-28

Cómo citar

COSTA JÚNIOR, José Gerardo Bastos da; SOUZA, Francisca Leidiana de; SANTOS, Luiz Antonio da Silva dos; SOUZA, Francisco das Chagas Silva. O CURRÍCULO INTEGRADO NOS DOCUMENTOS DO IFRN: PERSPECTIVAS E DESAFIOS. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 18, p. 180–192, 2018. DOI: 10.29148/labor.v2i18.33515. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/33515. Acesso em: 10 nov. 2024.

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