Política, educación y trabajo
qué compromiso ético-político?
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i23.44289Palabras clave:
Educación. Politica. Trabajo docente. Ética en la política.Resumen
El propósito de este texto es presentar algunas reflexiones acerca del tema política, educación, trabajo docente y el compromiso ético-político del educador. El tema se aborda desde três puntos: la presentación de una visión general de la situación global; el análises de reformas educativas que conciernen a la precariedad del trabajo docente y las acciones del gobierno actual; y, em ultimo, reflexiones con respecto el compromiso ético-político en la educación, que se traduce en demandas sociales y las posibilidades de avances en las escuelas publicas. Los procedimientos de investigación fueron la investigación bibliográfica y documental y el apoyo en la investigación empírica realizada en escuelas publicas.
Palabras clave
Educación. Politica. Trabajo docente. Ética en la política.
Citas
ALCÂNTARA, D. Meszáros vê o capital em fase descente. Outras Palavras. São Paulo, 21 jun. 2011. Disponível em: https://outraspalavras.net/sem-categoria/meszaros-ve-o-capital-em-fase-descendente/. Acesso em: 04 jan. 2020.
ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, E.; GENTILI, P. (orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23.
BRASI. Lei n. 5692, de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1971.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-96
BRASIL. Decreto n. 9.741, de 29 de março de 2019. Altera o Decreto n. 9.711, de 15 de fevereiro de 2019, que dispõe sobre a programação orçamentária e financeira, estabelece o cronograma mensal de desembolso do Poder Executivo federal para o exercício de 2019 e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D9741.htm
BRASIL. Proposta de Emenda Constitucional – PEC 6/2019. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2019. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2192459
DAL RI, N. M. Movimentos sociais e educação democrática: antecedentes da pedagogia do trabalho associado. In: ELISALDE, R.; DAL RI, N. M.; AMPUDIA, M.; PEREYRA, K. Movimientos sociales, educación popular y trabajo autogestionado en el Cono Sur. Buenos Aires: Buenos Libros, 2013. v.1, p. 137-164.
DUMÉNIL, G.; LÉVY, D. A crise do neoliberalismo. São Paulo: Boitempo, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Porto: Afrontamento, 1975.
FREIRE, P. A alfabetização de adultos: é ela um que fazer neutro? Educação & Sociedade. Campinas, v. 1, n. 1., p. 64-70, 1978.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’Água, 2000.
FREITAS FILHO, L. O governo Bolsonaro e os sentidos de educação, escola e universidade em disputa. Carta Maior. São Paulo, 23 abr. 2019.
GRAMSCI, A. Selectionsfromtheprison notebooks. Londres: Lawrence andWishart, 1971.
ILHEÚ, T. Governo prevê mais cortes para o MEC em 2020. Os cortes vão do Ensino Básico ao Superior. Guia do Estudante. São Paulo, 02 set. 2019. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/governo-preve-mais-cortes-para-o-mec-em-2020/
KLIMAN, A. The failure of capitalist production - underlying causes of the great recession. Londres: Pluto Press, 2012.
LIMA, L. C. Sobre a educação cultural e ético-política dos professores. Educar em Revista. Curitiba,n. 61, p. 143-156, jul./set. 2016
MARX, K. Teses sobre Feuerbach. Lisboa: Avante, 1982.
SADER, E.; GENTILI, P. (orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
SALDANHA, P. Governo corta repasse para educação básica e esvazia programas. Folha de S. Paulo. São Paulo, 15 jul. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2019/07/governo-corta-repasse-para-educacao-basica-e-esvazia-programas.shtml
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).