Programas de Formação Profisional:
un percepção dos jovens aprendiza
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60074Palabras clave:
Programa de aprendizagem, Jovens, Formação profissionalResumen
O objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção dos jovens aprende en relação aos programas for a formação profissional. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados ocurceu por meio de entrevistas semiestruturadas com oito jovens. Como categorías de análisis podem ser sintetizadas de forma continua: i) jovens e mercado de trabalho, ii) programas de aprendizaje - didática, teoria e prática e iii) formação profissional - desenvolvimento, interação e aprendizado. Os dados revelaram que una participación en un programa para satisfacer a los jóvenes y reconocer la importancia de la experiencia para una formación profesional. O crescimento pessoal, profissional e as relações oportunizadas pelo ambiente of trabalho mostraram-se muito relevante for os entrevistados, não sendo a questão financeira o fator primordial. Os jovens concordam que a maneira mais efetiva de aprendizado se dá através do trabalho and estudo simultâneos. Nesse sentido, criticam a falta de conexión das aulas ministradas na entidade formadora com a prática na empresa. Por ejemplo, destaque-se três características que, segundo os participantes, forme adquiridas o desenvolvidas durante una experiencia sin programa: comunicación, relacionamento interpersonal y responsabilidad.
Citas
BAJOIT, Guy; FRANSSEN, Abraham. O trabalho, busca de sentido. In: FÁVERO, Osmar; SPÓSITO, Marília Pontes; CARRANO, Paulo; NOVAES, Regina Reys (Orgs). Juventude e comtemporaneidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPEd, 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo, Edições 70, 2011.
BITENCOURT, Claudia; AZEVEDO, Debora; FROEHLICH, Cristiane. Na trilha das competências: caminhos possíveis no cenário das organizações. Porto Alegre: Bookman, 2013.
BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
BRASIL. Decreto n. 9.579, de 229 de novembro de 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10097.htm. Acesso em: 17 jun. 2020.
BRASIL. Lei n. 10.097, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10097.htm. Acesso em: 17 jun. 2020.
BRASIL. Decreto n. 5.598, de 01 de dezembro de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5598.htm. Acesso em: 17 jun. 2020.
COSTA, Silvia Generali da. Trabalho e valor pessoal na sociedade sem empregos. In: BITENCOURT, Claudia. et al. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2010.
FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2012.
FRANZOI, Naira Lisboa. Entre a formação e o trabalho: trajetórias e identidades profissionais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação profissional e capitalismo dependente: o enigma da falta e sobra de profissionais qualificados. Trab. Educ. Saúde, v. 5 n. 3, nov.2007/fev, 2008.
GARCIA, Maria de Fátima et al. A condição do jovem no mercado de trabalho brasileiro: uma análise comparativa entre o emprego e o primeiro emprego (1999-2009). Revista Economia & Tecnologia (RET), v. 6, n. 4, 2010.
GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
ILLERIS, Knud. Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana. In: KNUD, Illeris (Org.) Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.
KANAANE, Roberto. Comportamento humano nas organizações: o homem rumo ao século XXI. São Paulo: Atlas, 2009.
KNAPIK, J. Gestão de pessoas e talentos. Curitiba, InterSaberes, 2012.
LEAL, Ruy. Jovens que entram e dão certo no mercado de trabalho: como o jovem pode se orientar para entrar e se manter no mercado de trabalho altamente competitivo e globalizado: Condutores do Amanhã. São Paulo: Saraiva, 2009.
LIZOTE, Suzete Antonieta et al. Programa de aprendizagem: imagem e satisfação na visão dos aprendizes. Race, Joaçaba, v. 14, n. 3, p. 1119-1144, set-dez, 2015.
LOPES, E. L. M; SANTOS; M. S.; SILVA, F. M. A inclusão dos jovens aprendizes em uma indústria do ramo de alimentos na cidade de Pelotas/RS. Cadernos de Estudos Sociais, Recife, v. 34, n. 1, p. 1-20, jan-jul, 2019.
MARQUES, E.P.; PELICIONI, M.C.F.; PEREIRA, I.M.T.B. Educação Pública: falta de prioridade do poder público ou desinteresse da sociedade? Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. São Paulo, v.17, n. 3, dez, 2007.
MOSTARDEIRO, Marcio Milleto. A evolução do sistema capitalista ruma à ética de mercado. In: BITENCOURT, Claudia. et al. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2010.
PESSOA, Manuella Castelo Branco; ALBERTO, Maria de Fátima Pereira. Formação Profissional: as vivências dos jovens em um programa de aprendizagem. Londrina Est. Inter. Psicol. versão On-line ISSN 2236-6407, v.6, n.1, p. 02-20, jun., 2015.
PESSOA, Manuella Castelo Branco et al. Formação profissional de jovens: a que se destina? Estudos de Psicologia, v. 19(1), jan-março, 2014.
POCHMANN, Marcio. Situação do jovem no mercado de trabalho no Brasil: um balanço dos últimos 10 anos. São Paulo, 2007.
RAITZ, Tânia Regina; PETTERS, Luciane Carmem Figueiredo. Novos desafios dos jovens na atualidade: trabalho, educação e família. Psicologia & Sociedade, v. 20, n. 3, 2008.
RAZA, Claudio; LALLI, Laurent Cantuaria. A educação e o jovem frente ao exigente mercado de trabalho brasileiro. Revista Científica Hermes, n. 8, jan-jun, 2013.
SILVA, Andreza Bispo da; COSTA, Antonia Valdelucia. Políticas e Programas Públicos que Oportunizam a Inserção do Jovem no Mercado de Trabalho. Revista de Psicologia, v. 13, n. 43, p. 967-981, 2019.
SILVA, Paulo Roberto; MAYORGA Claudia. Experiências de jovens pobres participantes de programas de aprendizagem profissional. Psicologia & Sociedade, 28(2), 2016.
USHER, Robin. Experiência, pedagogia e práticas sociais. In: KNUD, Illeris (Org.) Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).