La idea emprendedora en la gestión de las Escuelas de Educación Profesional de Ceará

reflexiones sobre la Tecnología Socioeducativa Emprendedora (TESE)

Autores/as

  • Maria Elly Krishna dos Santos Pereira UECE
  • Solonildo Almeida da Silva Instituto Federal do Ceará (IFCE)
  • Paula Trajano de Araujo Alves Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC/CE

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.67992

Palabras clave:

Trabalho. Educação. EEEP. TESE.

Resumen

El trabajo y la educación son actividades que acompañan al desarrollo del ser humano como ser social. En el capitalismo contemporáneo el proyecto de Educación ha sido suscribirlo a una herramienta para la rápida formación de una fuerza de trabajo adaptada a las nuevas exigencias de la producción flexible. Por lo tanto, la experiencia de Ceará con las Escuelas Estatales de Educación Profesional - EEEP a partir de 2008 se destaca como parte del programa federal para la expansión de la educación profesional. En estas instituciones se pone en práctica la idea empresa-escuela resultante del modelo de gestión basado en la Tecnología Socioeducativa Empresarial - TESE. En EEEP, el discurso sobre la relación entre trabajo y educación se utiliza como herramienta para convencer y naturalizar una cosmovisión individualista y meritocrática. Por tanto, las posibilidades de resistencia a esta concepción de la educación, deben construirse precisamente sobre la relación entre trabajo y educación en el bachillerato como mecanismo de inserción en el mercado laboral y mejora de la calidad de vida. Esta investigación se basa en el método histórico-dialéctico donde asumimos el objeto de estudio como un fenómeno en constante movimiento, identificando las relaciones y determinaciones de las particularidades con la totalidad.

Biografía del autor/a

Maria Elly Krishna dos Santos Pereira, UECE

Doutoranda em Educação pelo PPGE da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica - IFCE(2019).Especialista em Docência em Geografia e práticas pedagógicas(2018). Possui graduação em GEOGRAFIA pela Universidade Estadual do Ceará (2012).Atualmente é professora efetiva de Geografia - Secretaria da Educação Básica do Ceará.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7661-8446

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Possui graduação em Geografia / Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará(1999), graduação em Sistemas e Mídias Digitais - SMD pela Universidade Federal do Ceará(2013), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará(2009), especialização em Metodologias do Ensino de Geografia pela Universidade Estadual do Ceará(2002), especialização em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará(2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará(2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará(2011), pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará(2016) e curso-tecnico-profissionalizante em Assistente Básico em Administração pela Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra(1994). Atualmente é Pesquisador do IMO da Universidade Estadual do Ceará, Professor do Instituto Federal do Ceará - Reitoria, Professor do Instituto Federal do Ceará, Membro de corpo editorial da Conexões : Ciência e Tecnologia, professor do INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ e Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional. 

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5932-1106

Paula Trajano de Araujo Alves, Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC/CE

Mestranda em Ensino e Formação Docente no Programa Associado UNILAB/IFCE. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Política, Gestão Educacional e Formação de Professores- GEPGE/UFC, do(a) Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação. Graduada em Letras (Habilitação em Língua Vernácula) pela Universidade Federal de Campina Grande/PB e pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Servidora Pública do Estado do Ceará (Professora de Língua Portuguesa).

Citas

ANDES. Projeto do capital para a educação - Volume 4: O ensino remoto e o desmonte do trabalho docente. ANDES, 2020. Disponível em: < https://www.andes.org.br/diretorios/files/renata/setembro/cartilha%20ensino%20remoto.pdf >. Acesso em 02 de nov. de 2020.

ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. - [2.ed., 10.reimpr. rev. e ampl.]. - São Paulo, SP: Boitempo, 2009.

CIAVATTA, Maria. O conhecimento histórico e o problema teórico-metodológico das mediações. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M. (Org.). Teoria e educação no labirinto do capital. 2° ed. São Paulo: Expressão Popular, 2014a. p. 191 -231.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Brasil). Câmara de Educação Básica. Resolução CEB 4/99. Aprovado em 08 de dezembro de 1999.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e trabalho: bases para debater a educação emancipadora. Revista Perspectiva, Florianópolis: EdUFSC, v. 19, n. 1, p.71-87, jan./jun., 2001

GRAMSCI, ANTONIO. Odeio os indiferentes: escritos de 1917.Selição, tradução e aparato crítico de Daniela Mussi e Álvaro Bianchi. São Paulo: Boitempo, 2020.

INSTITUTO DE CO-RESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO -ICE. Modelo de gestão: tecnologia empresarial socioeducacional (TESE). Recife, 2010. Disponível em: <http://www.icebrasil.org.br/wordpress/index.php/programas/educacao-de-qualidade/escolasem-tempo-integral/modelo-de-gestao/>. Acesso em: 12 de abril de 2018.

LACÉ, Andréia Mello. O método dialético na teoria social de Marx: pesquisa conscienciosa e demorada. Revista Eletrônica Arma da Crítica , v. 6, p. 37, 2016.

LESSA, Sérgio. Mundo dos Homens: trabalho na ontologia de Lukács. – 3. Ed. – Maceió: Coletivo Veredas, 2016.

LESSA, Sergio; TONET, Ivo. Proletariado e sujeito revolucionário. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

LUKÁCS, Gyorgy. Para uma ontologia do ser social II. São Paulo: Boitempo, 2012.

MÉSZÁROS, István. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2006.

MONTEIRO, Raquel Araújo. Escolas estaduais de educação profissional do Ceará e a tecnologia empresarial socioeducativa: a transposição da lógica empresarial para a escola pública. 2015. 176p. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Ceará. 2015. MOURA, D. H. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v.1, p. 23-38, 2008.

OLIVEIRA, Ingredi Palmieri; NASCIMENTO, Ana Paula Leite ; Oliveira . O método em Marx: aproximações ao debate. In: VIII Seminário do Trabalho - Trabalho, Educação e Políticas Sociais no século XX, 2012, Marília/SP. Anais do VIII Seminário do Trabalho - Trabalho, Educação e Políticas Sociais no século XX, 2012.

SABINO, Thiago Chaves. A educação profissional no Ceará: o projeto ensino médio integrado sob a crítica marxista. 2015. 106p. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Ceará. 2015.

SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos.

UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Revista Brasileira de Educação. v.12 n.34 jan./abr.2007. Ensino médio no século XXI: desafios, tendências e prioridades. – Brasília : UNESCO, 2003.

Publicado

2021-04-26

Cómo citar

PEREIRA, Maria Elly Krishna dos Santos; SILVA, Solonildo Almeida da; ALVES, Paula Trajano de Araujo. La idea emprendedora en la gestión de las Escuelas de Educación Profesional de Ceará: reflexiones sobre la Tecnología Socioeducativa Emprendedora (TESE) . Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 35–51, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.67992. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/67992. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.