Ensino Médio Integrado no CEFET/RJ campus Maracanã: concepções de integração em disputa
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i28.71653Palabras clave:
Enseñanza Secundaria Integrada a la Técnica, Integración, Análisis documentalResumen
La Enseñanza Secundaria Integrada a la Técnica (ESIT) debe articular educación técnica profesional y enseñanza secundaria, con el compromiso de asegurar a los estudiantes el derecho a la formación profesional, sin que esta sustituya a la formación general. Teniendo en cuenta esta premisa, el objetivo de este artículo es identificar concepciones de integración que emergieron em reuniones de una comisión formada para discutir la ESIT en el Centro Federal de Educación Tecnológica Celso Suckow da Fonseca campus Maracanã. Dicha comisión funcionó entre 2016 y 2018 realizando discusiones colectivas para evaluar los cursos y hacer modificaciones pertinentes. Se realizó una investigación documental cualitativa, teniendo en cuenta las actas de las reuniones de la Comisión sobre la ESIT. El análisis de datos tuvo por objetivo tanto comprender las diferentes concepciones de integración como identificar la subjetividad subyacente a las discusiones. Los resultados indican que la necesidad de reducir tanto la jornada escolar como la duración de los cursos de ESIT, orientación atribuida a CONIF en el contexto investigado, tuvo gran centralidad en las discusiones de la Comisión. Además, se identificó una concepción de ESIT basada en condicionantes liberales, con énfasis en habilidades y competencias necesarias al mercado, tal como propuesto por UNESCO. Sin embargo, la concepción politécnica, que defiende una formación más humanística y que equilibre el trabajo manual y el desarrollo del trabajo intelectual, estuvo prácticamente ausente en las actas.
Citas
ALVES, Irene de Barcelos; VILARDO, Mônica de Castro Brito; TEIXEIRA, José Claudio Guimarães. Avaliação dos Cursos Integrados (2016-2018): elaboração de uma nova organização curricular para os Cursos Técnicos no campus Maracanã. Anais do II Encontro Intercampi de Educação Profissional do CEFET/RJ: O Ensino Integrado em Foco. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, 2019, p. 39-42.
ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação Em Questão, v. 52, n. 38, p. 61-80, 2015. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BEMVINDO, Vitor. Por uma História da Educação Politécnica: Concepções, Experiências e Perspectivas. Tese em História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
BRASIL. 2004. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto/D2208.htm. Acesso em: 08 jun. 2021.
BRASIL. Lei n° 13.415 de 6 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o Decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, 2017. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato 2015-2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em: 08 jun. 2021.
BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da educação profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da educação profissional e tecnológica. Brasília, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11741.htm. Acesso em: 18 jan. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 jan. 2021.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1 de 05 de janeiro de 2021.Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578?fbclid=IwAR1cguC7vHF27D0foope_s3a68oiqVPd56KayaTGSkrWd6Ey8lWTkl12CHg. Acesso em: 30 mar. 2021?
BRUNOW, Vanessa de Oliveira. Politecnia, Política Pública Educacional Brasileira e a Implantação do Ensino Médio Integrado no CEFET-RJ: avanços e contradições (2004-Atual). Tese em Ciência Política, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017. Disponível em: dcp.uff.br/wp-content/uploadas/sites/327/2020/10/tese-de-2017-vanessa-de-brunow.pdf Acesso em:12ago.2021.
CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos?. Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187-205, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303 Acesso em: 12 ago.2021.
CONIF/FDE. Diretrizes indutoras para a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio na Rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. Brasília, 2018. Disponível em: https://portal.conif.org.br/images/Diretrizes_EMI_-_Reditec2018.pdf Acesso em: 15 nov. 2018.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Joice Elias Costa. 3. ed., Porto Alegre: Artmed, 2009.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (org). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A relação da educação profissional e tecnológica com a universalização da educação básica. In: MOLL, Jaqueline (Org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 25-41.
GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: Martin. W. Bauer, & George Gaskell (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático Petrópolis: Vozes, 2002. p. 64-89.
GODOY, Arilda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995. Disponível em: https://rae.fgv.br/rae/vol35-num2-1995/introducao-pesquisa-qualitativa-suas-possibilidades Acesso em: 12 ago. 2021.
GONÇALVES, Leonardo Dorneles; SANTOS, Magda Gisela Cruz dos; SANTOS, Franciele Soares dos. A atualidade das contribuições de Karl Marx e Friedrich Engels para a crítica das reformas neoliberais na educação no Brasil. Revista Labor, v. 1, n. 25, p. 52-75, 27 abr. 2021.
LIMA, Marcelo; ALMEIDA, Jaqueline Ferreira de. Ensino médio integrado: tensões, desarticulações e articulações. Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, v. 39, p. 76-85, 2014. https://doi.org/10.22535/cpe.v0i39.10248
LOMBARDI, José Claudinei. História e historiografia da educação: atentando para as fontes. In: LOMBARDI, José Claudinei.;NASCIMENTO, Maria Isabel Moura (Orgs.). Fontes, história e historiografia da educação. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 141-176.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. A pesquisa em educação: abordagens qualitativas, São Paulo: EPU, 1986.
MENDES, Ronivaldo; MARQUES, Wellison. Sentidos do ensino médio integrado: um estudo de caso no instituto federal do norte de Minas Gerais - IFNMG - campus Almenara. Revista Práxis Educacional. v. 17, n. 45, p. 1-19, 2021. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.666
MOURA, Dante Henrique. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para a formação humana integral?. Educação e Pesquisa, v. 39, p. 705-720, 2013.
PASTORE, Dayse Haime; DEVONISH, Isabela Menezes da Silva; CARDOSO, Tereza Fachada L. (Orgs.). Registros de uma instituição centenária: CEFET/RJ. Rio de Janeiro: CEFET/RJ, 2017.
RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 1, n. 1, p. 27-49, 2017. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356 Acesso em: 12ago.2021.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 36. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
SILVEIRA, Zuleide Simas da. Concepção de Educação Tecnológica: das Escolas Técnicas Industriais ao CEFETs. Revista Educação Pública (Rio de Janeiro), v. 10, p. 1-15, 2010.
TRINDADE, Arlene Vieira. A Permanência Estudantil: Uma análise da primeira turma de ensino médio integrado e a política de assistência estudantil no Cefet/RJ- campus Maria da Graça. Dissertação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
UNESCO. Ensino Médio e Educação Profissional: desafios da integração. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em: http://www.ceeja.ufscar.br/em-e-educacao-profissional Acesso em: 02 de ago. 2021.
UNESCO. Protótipos curriculares de Ensino Médio e Ensino Médio Integrado: resumo executivo. Brasília: UNESCO, 2011. Disponível em https://inee.org/system/files/resources/192271por.pdf Acesso em: 02 de ago. 2021.
UNESCO. Currículo Integrado para o Ensino Médio: das normas à prática transformadora. Brasília: UNESCO, 2013. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/in/documentViewer.xhtml?v=2.1.196&id=p::usmarcdef_0000222630&file=/in/rest/annotationSVC/DownloadWatermarkedAttachment/attach_import_050c4a71-2140-4ee0-814f-fee231a89bdd%3F_%3D222630por.pdf&locale=es&multi=true&ark=/ark:/48223/pf0000222630/PDF/222630por.pdf#%5B%7B%22num%22%3A872%2C%22gen%22%3A0%7D%2C%7B%22name%22%3A%22XYZ%22%7D%2C0%2C842%2Cnull%5D Acesso em: 08 de set. 2020.
UNESCO apoia uma estrutura curricular que torne o ensino mais atraente. EXTRA, Rio de Janeiro, 13 jun. 2011. Disponível em: <https://extra.globo.com/noticias/educacao/unesco-apoia-uma-estrutura-curricular-que-torne-ensino-mais-atraente-2026929.html>. Acesso em: 21 abr. 2021.
VELASCO, Fernanda Zerbinato Bispo. Juventude, Trabalho, Formação e Futuro: O Discurso dos Discentes do Curso Técnico de Enfermagem do CEFET/RJ UNED-NI. Dissertação em Educação Profissional em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2018. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29806. Acesso em: 12 de ago. 2021.
VELASCO, Fernanda Zerbinato Bispo; MARTINS, Carla Macedo. Análise da lei 13.415 de fevereiro de 2017 e o seu impacto na formação do técnico de enfermagem do CEFET/RJ UNED-NI. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 12, 2019. Disponível em: https://brasilianjouenals.com/index.php/BRJD/view/5663. Acesso em: 12 de ago. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Labor
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).