Acciones de permanencia y éxito durante el periodo pandémico covid-19 para estudiantes de los cursos técnicos integrados en IFSC - Campus Florianópolis:
un informe de experiencia
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71921Palabras clave:
Condiciones para el acceso y la permanencia en la escuela., Educación profesional integrada., Enseñanza de internet.Resumen
La deserción escolar ha sido un tema recurrente en todos los niveles educativos. Para combatirla, las instituciones definieron acciones y estrategias para el acceso y la permanencia de los estudiantes en la escuela. En el Instituto Federal de Santa Catarina, con base en su plan estratégico, fue creada la Comisión de Seguimiento de las Acciones de Permanencia y Éxito de los Estudiantes, del Departamento Acadêmico de Linguagem, Tecnologia, Educação e Ciência, campus Florianópolis en 2019. En virtud de la pandemia del covid-19, las acciones de esa Comisión se dirigieron exclusivamente para el acompañamiento de la participación de estudiantes de fases iniciales de los cursos técnicos integrados en actividades que no son presenciales. Así, este trabajo objetiva reportar la experiencia del trabajo de la Comisión, en el período de 2020 y 2021, en la asistencia a estudiantes con dificultades. Las acciones incluyeron: levantamiento de estudiantes, contacto con estos estudiantes y sus familias y atendimiento a diferentes situaciones. De los 752 alumnos matriculados en estas fases, 49 tuvieron dificultades de acceso por falta de equipamiento, acceso a internet, necesidad de material impreso u otros casos. Para estas situaciones, se realizaron orientaciones a estudiantes y familiares para la obtención de Asistencia de emergencia de acceso a internet, campaña de donación de equipos y preparación de material impreso. Además de efectivas parcialmente, estas acciones refuerzan la necesidad de políticas y discusiones más amplias.
Citas
BRASIL. MEC. ANDIFES. ABRUEM. SESu. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em Instituições de Ensino Superior públicas. Brasília, 1996. Disponível em:https://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
BRASIL. TCU. Auditoria operacional. Fiscalização de orientação centralizada. Rede federal de educação profissional. Necessidade de aprimoramentos nas atuações relacionadas à evasão escolar, à interação com os arranjos produtivos locais e ao apoio à inserção profissional dos alunos. Carência de professores e de profissionais de laboratório. Ausência de instalações físicas adequadas em alguns institutos federais. Recomendações. Determinação. Comunicações. Relator: José Jorge. 13 de março de 2013, Acórdão Nº 506. Disponível em:https://pesquisa.apps.tcu.gov.br/#/documento/acordao-completo/*/KEY%253AACORDAO-COMPLETO-1250021/DTRELEVANCIA%2520desc/0/sinonimos%253Dfalse. Acesso em: 09 ago. 2021.
BRASIL. MEC. SETEC. Documento orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2014. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=110401-documento-orientador-evasao-retencao-vfinal&category_slug=abril-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 09 ago. 2021.
BRASIL. MEC. SETEC. Nota Informativa Nº 138 de 2015. Informa e orienta as Instituições da Rede Federal sobre a construção dos Planos Estratégicos Institucionais para a Permanência e Êxito dos Estudantes. 2015. Disponível em:http://ctur.ufrrj.br/wp-content/uploads/2021/02/Nota-Informativa-no-138-2015.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.
BRASIL. MEC. Portaria Nº 345, de 19 de março de 2020. Altera a Portaria MEC Nº 343, de 17 de março de 2020. Disponível em:https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portaria-mec-345-2020-03-19.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.
BRASIL. MEC. Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020 - Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020#:~:text=Parecer%20CNE%2FCP%20n%C2%BA%205,da%20Pandemia%20da%20COVID%2D19. Acesso em: 09 ago. 2021.
BRASIL. MEC. Parecer CNE/CP nº 11/2020, aprovado em 7 de julho de 2020 - Orientações Educacionais para a Realização de Aulas e Atividades Pedagógicas Presenciais e Não Presenciais no contexto da Pandemia. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020#:~:text=Parecer%20CNE%2FCP%20n%C2%BA%205,da%20Pandemia%20da%20COVID%2D19. Acesso em: 09 ago. 2021.
COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. #Fiqueemcasa: educação na pandemia da covid-19. Interfaces Científicas, Aracaju, v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020. Disponível em:https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p200-217. Acesso em: 12 ago. 2021.
DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 19, n. 1, Rio de Janeiro, 2019. p. 223-237. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/43015/29726. Acesso em: 26 ago. 2021.
DORE, Rosimery. Evasão e Repetência na Rede Federal de Educação Profissional. Programa observatório da Educação CAPES/Inep Maceió, Alagoas, setembro 2013. Disponível em:http://www.reditec.ifal.edu.br/reditec/arquivos-1/apresentacoes/dia-04-09/Tema%2005%20-%20Evasao%20e%20Repetencia%20na%20Rede%20Federal%20de%20Educacao%20Profissional.pdf/. Acesso em: 10 ago. 2021.
IFSC. Resolução CONSUP Nº 23, de 21 de agosto de 2018. Aprova, ad referendum, o Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFSC. Disponível em:http://cs.ifsc.edu.br/portal/files/consup_resolucao23_2018_plano_de_permanencia_e_exito.pdf. Acesso em: 09 ago. 2021.
IFSC. Resolução CEPE/IFSC Nº 42, de 30 de julho de 2020. Estabelece orientações para a realização de atividades pedagógicas não presenciais (ANP) e atendimento da carga horária letiva nos cursos do IFSC, devido à pandemia Covid-19. Revoga a Resolução CEPE nº 37 de 26 de junho de 2020 e demais disposições contrárias. Disponível em:https://sig.ifsc.edu.br/sigrh/public/colegiados/filtro_busca.jsf. Acesso em: 01 ago. 2021.
KONRATH, Mary Lúcia Pedroso; TAROUCO, Liane Margarida R.; BEHAR, Patrícia Alejandra. Competências: desafios para alunos, tutores e pro¬fessores da EaD. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: https://doi. org/10.22456/1679-1916.13912. Acesso em: 12 ago. 2021.
SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade. Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, nº 67, p. 36-49, 2021.
VIEIRA, Kelmara M. et al. Vida de estudante durante a pandemia: isolamento social, ensino remoto e satisfação com a vida. Revista Ead em Foco – Edição especial: EaD em tempos de pandemia e pós-pandemia, v. 10, n. 3, 2020. Disponível em:https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1147. Acesso em: 12 ago. 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).