Investigación de evasión en la enseñanza técnica integrada de IFBA - campus Simões Filho
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.72035Palabras clave:
Evasão escolar. Retenção na escola. Pesquisa qualitativa.Resumen
Frente a la realidad de la deserción de estudiantes en cursos técnicos integrados al bachillerato del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Bahía - IFBA, este artículo tiene como objetivo comprender, dentro de las percepciones de los estudiantes y coordinadores de cursos, cuáles son las causas de esta ocurrencia. Como objetivos específicos vamos a: a) Identificar puntos de retención en el plan de estudios del curso; b) Identificar las causas de deserción y retención en el curso; c) Identificar los indicadores de tendencia que influyen en la deserción y la retención. Como metodología, la investigación se clasifica como explicativa con un enfoque cualitativo. Los procedimientos utilizados fueron: 1. Cuestionario con preguntas objetivas para los estudiantes; 2. Entrevistas semiestructuradas con los coordinadores del curso y 3. Análisis documental de los proyectos de los cursos técnicos integrados: Electromecánica, Mecánica, Petróleo y Gas y Metalurgia. Cuestionario aplicado a Gestión de Recursos Académicos (GRA) para comprender cómo se comporta el sector en relación a la deserción.Nos dimos cuenta de que los principales motivos de evasión en la percepción de coordinadores y alumnos eran: 1. Duración del curso, 2. Huelgas y paros durante el curso escolar, y 3. Pandemia del Virus Nova Corona.
Citas
BRASIL. Setec/mec. Setec/mec. Plataforma Nilo Peçanha: PNP 2019. 2018. Disponível em: <http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2018.html>. Acesso em: 04 abr. 2020.
BRASIL. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Plano Nacional de Educação – PNE, 2014a. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm>. Acesso em:19 jul 2020.
DORE, Rosemary. CASTRO, Tatiana L. de. SALES, Paula E Nogueira. Educação profissional e evasão escolar: estudo e resultado parcial de pesquisa sobre a rede federal de educação profissional e tecnológica de minas gerais. 2015.
IFBA, Projeto de curso Eletromecânica, Simões Filho. 2010.
IFBA, Projeto de curso Mecânica, Simões Filho. 2010.
IFBA, Projeto de curso Metalurgia, Simões Filho. 2010.
IFBA, Projeto de curso Petróleo e Gás, Simões Filho. 2010.
IFBA, Gerência de Registros Acadêmicos. Disponível em: https://portal.ifba.edu.br/simoes-filho/menu-ensino/setores/gra-1/gerencia-de-registros-academicos-gra Acesso em 19/09/2021.
LICHTMAN, M. Chapter Learning Others Through Interviewing. In: Qualitative research in educacion: a user's guide. Thousand Oaks: sage, 2010.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
YOCOTA, Meire S. F. Evasão no ensino técnico e técnico integrado ao ensino médio: um estudo de caso nos cursos técnicos em eletrônica, informática e mecatrônica da Etec Jorge Street do Centro. Dissertação apresentada como requisito parcial à conclusão do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora. 2015.
WENTZ, Andréia Garcia. ZANELATTO, Elisângela Mara. Causas da Evasão escolar no Ensino técnico. Revista Signos. Ano 39, n 2. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).