Evasão escolar:

apreensões e compreensões em contexto adverso

Autores

  • José Adelmo Menezes de Oliveira Instituto Federal de Sergipe
  • Eduardo Magrone Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.72014

Palavras-chave:

evasão escolar, sistema educacional, políticas públicas, tempos adversos

Resumo

A evasão escolar é um fenômeno que afeta os sistemas educacionais do mundo inteiro, com maior ou menor gravidade, e com efeitos mais devastadores sobre os estudantes das localidades mais pobres. Ela implica um rasgo de desigualdade em função da ausência de equidade na qualidade da educação escolar. Este trabalho se propõe a analisar o conteúdo de artigos publicados entre 2016-2021, sobre evasão escolar em periódicos científicos brasileiros, verificando o que eles dizem sobre a(s) noção(es) e apontamentos alternativos. Foram analisados doze artigos extraídos do portal EDUC@, dada sua singularidade em relação aos demais indexadores de periódicos científicos disponíveis no Brasil. O período de publicação coincide com uma crise de múltiplas dimensões com efeitos diretos e profundos de ampliação da evasão escolar. Existe uma ausência de consenso e uma pluralidade de noções sobre evasão escolar que podem ser organizadas em duas correntes distintas, a gerencial e a orgânica, configurando uma disputa, visto que a definição de um objeto de pesquisa social nunca é desinteressada. A evasão e a permanência não são apenas fenômenos recorrentes de um tipo ou outro de escola, mas categorias que são produzidas pelas relações das classes sociais com o sistema escolar. Ademais, nos trabalhos, constam possibilidades entrecruzadas de enfrentamento da evasão, restando clara sua magnitude e a necessária articulação entre os estudantes, os profissionais da educação e os gestores públicos em vista do desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas.

Biografia do Autor

José Adelmo Menezes de Oliveira, Instituto Federal de Sergipe

Possui Doutorado em Educação, com Tese sobre Formação Profissional da Pessoa com Deficiência e Mestrado em Educação Tecnológica (1997). É Especialista em Metodologia do Ensino Superior (1993). Licenciado em Pedagogia (1991). É professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe/IFS. Atuou como Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Sergipe, de 2010 a 2014. Foi Coordenador (eleito) do Fórum de Dirigentes de Ensino da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, biênio 2012-2014. Atuou como professor na Universidade Estadual de Feira de Santana/BA e em Faculdades particulares em Cursos de Graduação e de Pós-Graduação, desde 1998. É Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica, desde 2009. É o Presidente (eleito) da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão na Educação Básica e Superior, biênio 2020/2022. É o Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica do IFS, Edição 2020-2021. É pesquisador e possui publicações na área de Educação, com ênfase em Educação Profissional, Evasão escolar e Educação Especial na perspectiva Inclusiva.

Eduardo Magrone, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor associado iii da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisador associado do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas educacionais, ensino superior, sociologia da educação, educação básica e escola pública.

 

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Publicado

2021-11-01

Como Citar

OLIVEIRA, José Adelmo Menezes de; MAGRONE, Eduardo. Evasão escolar: : apreensões e compreensões em contexto adverso. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 11–32, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.72014. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72014. Acesso em: 25 nov. 2024.

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