Vegetando no Necrotério dos Vivos

“O fazer morrer e o deixar morrer” no contexto brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.53.3.a05

Palavras-chave:

Juventudes, Biopolítica, Necropolítica, Estado de Exceção

Resumo

As reflexões neste trabalho pautam sobre as políticas de desproteção, abandono e morte, tendo como referencial teórico autores como Michel Foucault, Giorgio Agamben, Achille Mbembe e Fátima Lima. Com ajuda de Foucault, refletiu-se sobre como as políticas sociais favorecem processos de governo da vida. Com Agamben, percebeu-se como formas de estruturação das relações podem gerar exclusão de jovens e contribuir para um estado de exceção. Com Mbembe e Fátima Lima, compreendeu-se as condições de morte implicadas nas relações de políticas de desinvestimento. A conclusão a que se chega com esse estudo é que o modo que políticas são concebidas e executadas possibilitam um "fazer morrer e deixar morrer" no contexto brasileiro.

PALAVRAS-CHAVE: Juventudes, Biopolítica, Necropolítica, Estado de Exceção

Biografia do Autor

Luiz Neto, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Sobral e especialista em Avaliação Psicológica pela Faculdade Luciano Feijão - FLF. Realizou estágio opcional (2016) no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas - CAPS AD de Sobral .Também realizou estágio obrigatório (2017) no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA). Atuou como bolsista remunerado no Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE pela Universidade Federal do Ceará - UFC/Campus de Sobral nos anos de 2015 e 2016. Também foi bolsista remunerado no Programa de Iniciação à Docência - PID da Universidade Federal do Ceará/Campus de Sobral nos anos de 2016 e 2017. Participou da pesquisa "Representações Sociais de Projetos de Vida de alunos do PRONATEC: um estudo comparativo com os objetivos do programa", financiada pelo CNPq. Atualmente é mestrando em Saúde da Família da UFC/Sobral.

Denise Silva, Universidade Federal do Ceará

É professora do Curso de Psicologia da UFC – campus de Sobral. Possui graduação em Ciências Sociais (2000), mestrado em Sociologia (2004) e Doutorado em Sociologia (2011), todos os títulos obtidos na UFC. Atua como coordenadora do LAEDES – Laboratório de Estudos das Desigualdades onde desenvolve ações de extensão e pesquisa desde 2010 cujas principais temáticas são pobreza, desigualdade e cidadania ativa. É membro do grupo de pesquisa Pesquisamus e Coordena o PIBID – diversidade desde 2011 focando na formação de professores indígenas. Atualmente coordena o curso de Psicologia da UFC – campus Sobral.

Gracy Mesquita, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, desenvolvendo sua pesquisa em EDUCAÇÃO, JUVENTUDES e PROJETO DE VIDA. Possui graduação em HISTÓRIA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ e Especialização em GESTÃO DE PESSOAS pela FACULDADE DARCY RIBEIRO. Foi instrutora nos cursos de GESTÃO E NEGÓCIOS do PRONATEC, através do SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC. Trabalhou como COORDENADORA de área no PIBID-Diversidade pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC. É PROFESSORA no ensino superior, onde ministra disciplinas nas áreas de GESTÃO, ENSINO e POLÍTICAS PÚBLICAS.

Deidiane Alves

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral. Foi membro do VEREDAS - Círculo de Estudos em Fenomenologia, Existencialismo e Psicologia Humanista e do Laboratório de Estudos em Fenomenologia e Clínica Psicológica - Quiasma. Atuou como bolsista de Iniciação Acadêmica no Grupo de Estudos em Pacientes com Trauma Buco-Dentário de Sobral - NEPTRAUMA. Realizou estágios opcionais curriculares na área de Psicologia Hospitalar, no Serviço de Psicologia da Santa Casa de Misericórdia e em Psicologia Social, no Centro de Referência Especializada em Assistência Social - CREAS. Realizou Estágio Obrigatório em Psicologia Clínica, no Serviço de Psicologia Aplicada - S.P.A. da UFC/Sobral, atuando no Plantão Psicológico Interdisciplinar. É membro-fundadora do Laboratório de Estudos sobre Finitude - LaFin. Realizou estágio no Centro de Referência em Assistência Social - CRAS Mimi Marinho. Atualmente cursa Especialização em Saúde da Família pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Social do Nordeste - IDES.

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Publicado

2022-11-01

Como Citar

Gomes da Silva Neto, L., Silva Vasconcelos, F. D., Mesquita Severiano, G., & Moreira Alves, D. (2022). Vegetando no Necrotério dos Vivos: “O fazer morrer e o deixar morrer” no contexto brasileiro. Revista De Ciências Sociais, 53(3), 381–410. https://doi.org/10.36517/rcs.53.3.a05