Só que: uma construção contrastiva multifuncional no português brasileiro — bases para uma abordagem pedagógica
DOI :
https://doi.org/10.36517/ep15.96053Mots-clés :
Construção, Contraste, Intersubjetividade, Ensino de língua portuguesaRésumé
Este artigo analisa a construção linguística “só que” no português brasileiro, com base na Linguística Funcional Centrada no Uso (LFCU) e na Linguística Textual. Trata-se de uma construção contrastiva altamente produtiva na oralidade e em gêneros escritos informais, cujo comportamento evidencia não apenas a articulação de ideias em oposição, mas também funções intersubjetivas. A forma “só que”, embora derivada da combinação do advérbio “só” com a conjunção “que”, adquiriu um funcionamento construcional próprio, operando como marcador de contraste atenuado, frequentemente associado a contextos argumentativos. Propõe-se revisitar trabalhos sobre os papéis da construção “só que” e, a partir daí, apresentar uma sequência de atividades voltadas para ensino de orações com valor de contraste a partir de textos reais, mais particularmente textos de blogs, em diálogo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
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