EVIDENCIAÇÃO VOLUNTÁRIA DO CAPITAL INTELECTUAL DE NATUREZA SOCIAL E AMBIENTAL DA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S.A. NO PERÍODO ENTRE 2003 E 2008

Autores

  • Bruna Matos
  • Donizete Reina
  • Sandra Rolim Ensslin
  • Diane Rossi Maximiano Reina

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v9i1.32133

Palavras-chave:

Evidenciação voluntária. Capital Intelectual. Responsabilidade Socioambiental. Relatórios Anuais.

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo longitudinal sobre a evidenciação voluntária do Capital Intelectual (CI) de natureza social e ambiental nos Relatórios Anuais (RAs) da Empresa Natura Cosméticos S.A., referentes ao período entre 2003 e 2008. A pesquisa é de natureza descritiva, adota a análise do conteúdo, e segue o procedimento metodológico de abordagem qualitativa na utilização dos dados de fonte secundária. Foi utilizada a matriz de elementos de Capital Intelectual de origem social e ambiental elaborada por Silva (2008). Os resultados apontam que há uma maior tendência de evidenciação dos elementos de natureza social; que a categoria Estrutura Interna foi a mais evidenciada na área social e na área ambiental; que existe uma grande evidenciação voluntária, uma vez que dos 38 elementos investigados somente três não foram evidenciados; que há uma sutil variação na evidenciação voluntária dos elementos de natureza social ao longo dos últimos seis anos, sendo inexistente a variação no que diz respeito aos elementos de natureza ambiental.

Biografia do Autor

Donizete Reina

Mestre em Contabilidade pela UFSC. Especialização em Controladoria e Gerência Financeira pela FCV

Sandra Rolim Ensslin

Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Professor adjunto da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Diane Rossi Maximiano Reina

Mestranda em Contabilidade pela UFSC. Especialização em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela UFLA

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

Matos, B., Reina, D., Ensslin, S. R., & Reina, D. R. M. (2011). EVIDENCIAÇÃO VOLUNTÁRIA DO CAPITAL INTELECTUAL DE NATUREZA SOCIAL E AMBIENTAL DA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS S.A. NO PERÍODO ENTRE 2003 E 2008. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 9(1), 67–77. https://doi.org/10.19094/contextus.v9i1.32133

Edição

Seção

Artigos