Considerações sobre a importância da competência interpessoal no repertório comportamental de gestores organizacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i22.42266

Palavras-chave:

Desenvolvimento de Lideranças;, Competência Interpessoal;, Habilidades Sociais Profissionais;, Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Resumo

O processo de transformação que vem ocorrendo nos contextos do trabalho, vai exigir das lideranças e das organizações uma participação mais efetiva, principalmente na direção de sensibilizar pessoas para entenderem, aceitarem e conviverem com essas transformações. O estabelecimento de interações satisfatórias, especialmente nas relações hierárquicas, torna-se estratégico dentro dos contextos de trabalho, tanto para otimizar as tarefas e resultados, como para favorecer a presença de um clima favorável de trabalho. Essas interações satisfatórias e direcionadas para atender as demandas atuais e as novas demandas, vão exigir das lideranças a presença de competências comportamentais bem desenvolvidas, dentre as quais, a competência interpessoal ganha papel de destaque. O presente ensaio teórico tem como objetivo discorrer sobre a importância da competência interpessoal no repertório das lideranças organizacionais visando atender as novas demandas que se apresentam no ambiente de trabalho. Pretende também tecer considerações acerca da importância do desenvolvimento da competência interpessoal em todos os profissionais, com destaque para os cargos de liderança, apresentando algumas possíveis ações nessa direção. Para fomentar a discussão do ensaio apresentado, utilizamos de artigos e livros presentes nos mais importantes periódicos especializados e indexadores eletrônicos, a saber: Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), LILACS, Banco de Teses da CAPES, Periódicos CAPES e Google Scholar. A pertinência temática em relação ao objeto de estudo escolhido foi o principal critério para a seleção dos artigos e capítulos de livros considerados no estudo.

Biografia do Autor

Liz Anne de Souza Sampaio e Silva, Unesp, Faculdade de Ciências, Bauru-SP

Psicóloga, Graduada em Formação do Psicólogo pela Faculdade de Ciências da Unesp, campus de Bauru-SP. Atua na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Edward Goulart Júnior, Unesp, Faculdade de Ciências, Bauru-SP

Professor assistente doutor do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciêncais da Unesp, campus de Bauru. Doutor em Psicologia (USP), Mestre em Psicologia e Sociedade (Unesp). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq-Unesp "Psicologia Organizacional e do Trabalho".

Mário Lázaro Camargo, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus de Bauru, Departamento de Psicologia.

Professor assistente doutor do Departamento de Psicologia e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Faculdade de Ciêncais da Unesp, campus de Bauru. Doutor em Psicologia (USP), Mestre em Psicologia e Sociedade (Unesp). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq-Unesp "Psicologia Organizacional e do Trabalho".

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Publicado

2019-12-30

Como Citar

SILVA, Liz Anne de Souza Sampaio e; GOULART JÚNIOR, Edward; CAMARGO, Mário Lázaro. Considerações sobre a importância da competência interpessoal no repertório comportamental de gestores organizacionais. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 22, p. 65–83, 2019. DOI: 10.29148/labor.v1i22.42266. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/42266. Acesso em: 22 dez. 2024.

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