Letramento científico na EPT: o que nos diz o projeto pol´ítico pedagógico do IFRN
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.60097Palavras-chave:
Projeto político pedagógico, Educação Profissional, Conhecimento CientíficoResumo
Comumente utilizada nas produções acadêmicas, a análise de conteúdo em documentos é resultado de um esforço do pesquisador em encontrar recortes, fatos, falas ou outros itens que podem contribuir para sua pesquisa. Este trabalho apresenta uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) do IFRN na qual se procurou fundamentos para basilar as práticas pedagógicas e docentes para construir nos estudantes habilidades inerentes ao Letramento Científico (LC). A análise do conteúdo foi embasada em Bardin (2011). Os resultados obtidos dialogam com autores que discutem o LC, como Santos (2007) e Norris e Phillips (2003) e os fatores que devem ser levados em conta para sua construção. Além disso, é possível constatar a presença de elementos no documento que orientam para o desenvolvimento do LC. Espera-se que esse trabalho possa auxiliar professores que refletem sua prática e que buscam nos documentos institucionais instrumentos para aprimorar o fazer docente.
Referências
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y.S. Effective Evaluation. San Francisco: Jossey-Bass, 1981.
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto político-pedagógico do IFRN: uma construção coletiva: Documento Base. Natal: IFRN, 2012.
LÜDKE, Menga.; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.
NORRIS, Stephen P.; PHILLIPS, Linda M. How literacy in its fundamental sense is central to scientific literacy. Science Education, Hoboken, v. 87, n. 2, p. 224-240, 2003.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, p. 474-488, set./dez. 2007.
SILVA, Andressa Hennig; FOSSÁ, Maria Ivete Trevisan. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, Campina Grande, v. 16, n. 1, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).