ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A TENDÊNCIA À RAZÃO INSTRUMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i17.19945Keywords:
Racionalidade, Adorno, Horkheimer, Formação, Estágio,Abstract
Resumo
Destaca a tendência à razão instrumental, com base em Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, cuja crítica a essa racionalidade constitui marco importante para a compreensão dos obstáculos à emancipação e à liberdade humana. A metodologia tem suporte na acepção do materialismo histórico-dialético, de modo a evidenciar elementos atinentes às relações histórico-sociais. Dessa maneira, põe em ressalto peculiaridades relativas à manifestação desta racionalidade no âmbito do Estágio Supervisionado, componente curricular da Licenciatura em Teatro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
Palavras-chave: Racionalidade. Adorno. Horkheimer. Formação. Estágio
Supervised internship and tendency to instrumental reason
Abstract
The present paper highlights the tendency to instrumental reason as developed by Theodor W. Adorno and Max Horkheimer, whose criticism to this rationality constitutes an important milestone for understanding the obstacles to human emancipation and freedom. The methodology is based on the dialectical and historical materialism, in order to point elements related to historical-social relations. In this way, it emphasizes peculiarities related to the manifestation of this rationality within the scope of Supervised Internship as one of the curricular components of the Teaching License in Theater at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará.
Key-words: Rationality. Adorno. Horhheimer. Formation. Supervised Internship.
References
ADORNO, Theodor W. HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 1985.
MAAR, W. L. Prefácio. In: Adorno. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1995.
HORKHEIMER, Max. Eclipse da Razão. São Paulo: Editora Centauro, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).