Vocational Training Programs:
the perception of young learning
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60074Keywords:
Programa de aprendizagem, Jovens, Formação profissionalAbstract
The objective of this research was to analyze the young apprentices’ perceptions towards the programs of professional training which they will participate. For this, an exploratory, qualitative research was carried out, with a set of data that took place through semi-structured interviews with eight youngsters. The categories of analysis can be synthesized in the following way: i) youth and the job market, ii) apprenticeship programs - didactics, theory and practice and iii) professional training - development, interaction and learning. The data revealed that, in general, the participation in the program was satisfying and there is recognition of the importance of the experience for their professional formation. The personal and professional growth and the opportune relationships in the work environment were revealed as very relevant for the interviewees, and financial issue was not a primordial factor. The youngsters agree that the most effective learning take place through simultaneous work and study. In this sense, they criticize the lack of connection between the classrooms ministered by the training institution and the practice in the company. Lastly, we highlight three characteristics that, according to the participants, were acquired or developed during a non-program experience: communication, interpersonal relationship and responsibility.
References
BAJOIT, Guy; FRANSSEN, Abraham. O trabalho, busca de sentido. In: FÁVERO, Osmar; SPÓSITO, Marília Pontes; CARRANO, Paulo; NOVAES, Regina Reys (Orgs). Juventude e comtemporaneidade. Brasília: UNESCO, MEC, ANPEd, 2007.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo, Edições 70, 2011.
BITENCOURT, Claudia; AZEVEDO, Debora; FROEHLICH, Cristiane. Na trilha das competências: caminhos possíveis no cenário das organizações. Porto Alegre: Bookman, 2013.
BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
BRASIL. Decreto n. 9.579, de 229 de novembro de 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10097.htm. Acesso em: 17 jun. 2020.
BRASIL. Lei n. 10.097, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L10097.htm. Acesso em: 17 jun. 2020.
BRASIL. Decreto n. 5.598, de 01 de dezembro de 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5598.htm. Acesso em: 17 jun. 2020.
COSTA, Silvia Generali da. Trabalho e valor pessoal na sociedade sem empregos. In: BITENCOURT, Claudia. et al. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2010.
FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Práticas de Recursos Humanos – PRH: conceitos, ferramentas e procedimentos. São Paulo: Atlas, 2012.
FRANZOI, Naira Lisboa. Entre a formação e o trabalho: trajetórias e identidades profissionais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação profissional e capitalismo dependente: o enigma da falta e sobra de profissionais qualificados. Trab. Educ. Saúde, v. 5 n. 3, nov.2007/fev, 2008.
GARCIA, Maria de Fátima et al. A condição do jovem no mercado de trabalho brasileiro: uma análise comparativa entre o emprego e o primeiro emprego (1999-2009). Revista Economia & Tecnologia (RET), v. 6, n. 4, 2010.
GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
ILLERIS, Knud. Uma compreensão abrangente sobre a aprendizagem humana. In: KNUD, Illeris (Org.) Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.
KANAANE, Roberto. Comportamento humano nas organizações: o homem rumo ao século XXI. São Paulo: Atlas, 2009.
KNAPIK, J. Gestão de pessoas e talentos. Curitiba, InterSaberes, 2012.
LEAL, Ruy. Jovens que entram e dão certo no mercado de trabalho: como o jovem pode se orientar para entrar e se manter no mercado de trabalho altamente competitivo e globalizado: Condutores do Amanhã. São Paulo: Saraiva, 2009.
LIZOTE, Suzete Antonieta et al. Programa de aprendizagem: imagem e satisfação na visão dos aprendizes. Race, Joaçaba, v. 14, n. 3, p. 1119-1144, set-dez, 2015.
LOPES, E. L. M; SANTOS; M. S.; SILVA, F. M. A inclusão dos jovens aprendizes em uma indústria do ramo de alimentos na cidade de Pelotas/RS. Cadernos de Estudos Sociais, Recife, v. 34, n. 1, p. 1-20, jan-jul, 2019.
MARQUES, E.P.; PELICIONI, M.C.F.; PEREIRA, I.M.T.B. Educação Pública: falta de prioridade do poder público ou desinteresse da sociedade? Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano. São Paulo, v.17, n. 3, dez, 2007.
MOSTARDEIRO, Marcio Milleto. A evolução do sistema capitalista ruma à ética de mercado. In: BITENCOURT, Claudia. et al. Gestão contemporânea de pessoas: novas práticas, conceitos tradicionais. Porto Alegre: Bookman, 2010.
PESSOA, Manuella Castelo Branco; ALBERTO, Maria de Fátima Pereira. Formação Profissional: as vivências dos jovens em um programa de aprendizagem. Londrina Est. Inter. Psicol. versão On-line ISSN 2236-6407, v.6, n.1, p. 02-20, jun., 2015.
PESSOA, Manuella Castelo Branco et al. Formação profissional de jovens: a que se destina? Estudos de Psicologia, v. 19(1), jan-março, 2014.
POCHMANN, Marcio. Situação do jovem no mercado de trabalho no Brasil: um balanço dos últimos 10 anos. São Paulo, 2007.
RAITZ, Tânia Regina; PETTERS, Luciane Carmem Figueiredo. Novos desafios dos jovens na atualidade: trabalho, educação e família. Psicologia & Sociedade, v. 20, n. 3, 2008.
RAZA, Claudio; LALLI, Laurent Cantuaria. A educação e o jovem frente ao exigente mercado de trabalho brasileiro. Revista Científica Hermes, n. 8, jan-jun, 2013.
SILVA, Andreza Bispo da; COSTA, Antonia Valdelucia. Políticas e Programas Públicos que Oportunizam a Inserção do Jovem no Mercado de Trabalho. Revista de Psicologia, v. 13, n. 43, p. 967-981, 2019.
SILVA, Paulo Roberto; MAYORGA Claudia. Experiências de jovens pobres participantes de programas de aprendizagem profissional. Psicologia & Sociedade, 28(2), 2016.
USHER, Robin. Experiência, pedagogia e práticas sociais. In: KNUD, Illeris (Org.) Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).