Educational Practices and the relationship with school dropout at PROEJA in the Master's theses on this topic available at BDTD

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.71619

Keywords:

Evasão Escolar, Práticas Educativas, Educação de Jovens e Adultos

Abstract

Can educational practices motivate students and influence school retention? This study presupposes that the way in which educational and pedagogical practices are carried out during the teaching-learning process contributes to the student's permanence in school, presenting dropout as a consequence of practices that interfere in the learning process. The evasion in the National Program for Integration of Professional Education with Basic Education in the Youth and Adult Education Modality (PROEJA), object of study addressed in academic works in the form of a master's thesis, available at the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD ) from the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT) contain notes that contribute to the investigation of this hypothesis, but without discarding the role that the social environment plays on these individuals. "Through this clipping" it was possible to ascertain how the problem of School Dropout is approached, noting in these studies the relationship that is revealed with Educational Practices, assuming that this suspicion is true, it would require a different posture from institutions and educators of this program, in the search for improvement and adoption of innovative and significant educational practices that actually contribute to greater student engagement, better use in assimilating the contents covered and also in counteracting school dropout in this modality.

Author Biographies

Júlio César Costa, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica no Programa de Pós graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Servidor Público na Universidade Federal de Uberlândia na Diretoria de Sustentabilidade como Técnico de Laboratório/Meio Ambiente exercendo a função de Gestor Ambiental, possui curso Técnico em Meio Ambiente pelo IFTM/ Uberlândia e curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade do Norte do Paraná - Unopar.

Luís Augusto da Silva Domingues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Campus Uberlândia

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Uberlândia (IFTM),Responsável pelo Centro de Estudos em Sistema Agrossilvipastoril do Cerrado, coordenador do Grupo de Estudos em Sistema Agrossilvipastoril; Trabalha com as disciplinas de fertilidade do solo e adubação nos cursos Técnico em Agropecuária e Eng. Agronômica. Leciona a disciplina PRÁTICAS EDUCATIVAS em EPT no mestrado Profissional em REDE - PROFEPT em EPT . Foi Bolsista CNPq de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ext Junior - HAMK University of Applied Science na Finlândia, onde participou do Vocational Educational Trainning. Doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Uberlândia e mestre em Fitotecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, onde cursou Graduação. Foi bolsista CAPES no Programa de Graduação Sanduíche na University of Arizona em Tucson EUA. Especialista em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras. Cursou o ensino médio no IFG, técnico em Meio Ambiente e na Cuyama Valley High School , California , EUA. Tem experiência na área de produção de sementes de Milho na Monsanto do Brasil Ltda, onde trabalhou por 3,5 anos. Durante a formação acadêmica desenvolveu pesquisas nas áreas de Conservação de Solo e Água, integração agricultura pecuária, fertilidade do solo e nutrição de plantas e, avaliação de sistema radicular em culturas anuais, áreas que permanece desenvolvendo suas pesquisas. Foi mentor da equipe Brasileira da International Earth Science Olympiad (IESO) nos anos de 2012 (Argentina) e 2018 (Tailandia). Participou da Olimpíada do Conhecimento em 2014 (MG) e 2016(DF) como mentor e avaliador , respectivamente. Membro da equipe organizadora da Olimpíada Brasileira de Agropecuária.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744476P6

References

ALVES, C. C.; LAVOR, L. A. M.; PEREIRA, H.P. Evasão escolar: um desafio para a educação na atualidade. Revista de Pesquisa Interdisciplinar, v. 2, p. 70-78, 2017.

BONFIM, S. V. M. S. A problemática da evasão de estudantes vinculados ao PROEJA no IF Baiano - Campus Guanambi. 2012. 112f. Dissertação, (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Que instituiu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dezembro. 1996.

BRASIL. Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília, DF: 24 de junho de 2005.

BRASIL. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 14 julho. 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento base do programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos. Brasília: MEC, 2007.

CERATTI, M. R. N. Evasão escolar: causas e consequências. Curitiba, 2008.

COSTA, J. V. da. Evasão no PROEJA: um estudo de diagnóstico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – campus Cuiabá (2007-2015). 2016. 124f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

COSTA, Y. D. Evasão nos cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima – Campus Boa Vista. 2018. 68f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2018.

CRUZ DA SILVA. C. A. O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) em um Centro Estadual de Educação Profissional: evasão e permanência. 2014. 409 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia – Tecnologia e Trabalho) – Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Curitiba, 2014.

FARIA. D. S. A. O PROEJA Ensino Médio No IFRN - Campus Caicó: causas da desistência e motivos da permanência. 2014. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

FERNANDES, V. L. M. Evasão escolar no PROEJA: o caso do curso técnico em comércio do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Januária/MG. 2017. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pós em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, 2017.

FERREIRA, G. Estudo sobre evasão no PROEJA do Instituto Federal Farroupilha. 2018. 167 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", Franca, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

FREIRE, P. Educação e Mudança. Traduzido por Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de janeiro: Editora Paz e Terra, 2007.

FRIGOTTO, G., CIAVATTA, M. e RAMOS, M. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral dos trabalhadores. In: COSTA, Hélio da e CONCEIÇÃO, Martinho. Educação integral e sistema de reconhecimento e certificação educacional profissional. São Paulo: Secretaria Nacional de Formação – CUT, 2005.

GUIMARÃES, G. R. Evasão escolar nos cursos técnicos do PROEJA: um estudo de caso no IFSULDEMINAS – Campus Passos. 2019. 166f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Análise de Políticas Públicas) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Franca, 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD. 2021. Disponível em: <http://bdtd2.ibict.br/> Acesso em: 20 maio 2021.

LIRA, K. C. G.; SILVA, M. S.; SANTIAGO, E. A Prática Pedagógica Docente na EJA. Trabalho apresentado na UFPE: curso de Pedagogia. Recife: PE, 2015.

MARCONATTO, L. J. A Evasão Escolar no Curso de Técnico Agrícola na modalidade de EJA da EAF Rio do Sul - SC. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2009.

MOREIRA, P. R. Evasão Escolar nos Cursos Técnicos do PROEJA na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

OLIVEIRA, I. R. de. A evasão no PROEJA ministrado pelo Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa. 2011. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ. 2011.

PEREIRA, N.C. do N. Práticas pedagógicas e Proeja: um estudo de caso no IFF - Itaperuna. 2018. Monografia em Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docência na Educação PR, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. 44 f. Florianópolis, 2018.

RIBEIRO, F. S. F. Evasão na Educação de Jovens e Adultos – EJA Na Escola Municipal Dr. Severino Patrício. 2014. 54 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares da Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa/ PB, 2014.

ROCHA, W. M. da. Educação de Jovens e Adultos e a Evasão Escolar: o caso do Instituto Federal de Educação / Wellington Moreira da Rocha. – 2011. 154 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza/ CE, 2011.

SANTOS, C. L. dos; SPENA, G.; MOURA, M. A função do docente no processo de ensino aprendizagem. 2009. Disponível em: <http://www.pessoal.utfpr.edu.br/mansano/ arquivos/art_cofop24_glauco.doc> Acesso em: 20 maio 2020.

SILVA, M. J. D. As causas da evasão escolar: estudo de caso de uma escola pública de Ensino Fundamental no município de Acará – PA. InterEspaço, Grajaú, v. 2, n. 6, p. 367-378, maio/ago. 2016.

SOUSA, L. M. de. Evasão escolar: Análise das causas da evasão escolar no curso técnico em administração do PROEJA, no campus Gama do Instituto Federal de Brasília. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação/ Administração Educacional) - Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém, Santarém/ Portugal, 2019

VELOSO, Z. V. C. Práticas Pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Interfaces com suas Políticas e Diretrizes Curriculares. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014.

VIEIRA, E. F. da C. Evasão Escolar no Curso do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). 2009. 61 p. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2009.

Published

2021-12-25

How to Cite

COSTA, Júlio César; DOMINGUES, Luís Augusto da Silva. Educational Practices and the relationship with school dropout at PROEJA in the Master’s theses on this topic available at BDTD. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 26, p. 11–30, 2021. DOI: 10.29148/labor.v2i26.71619. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/71619. Acesso em: 22 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.