ESTRESSE EM PROFESSORAS DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Antonio José Fernandes Ricardo
  • Adriele Domingos do Amaral
  • Márcia de Souza Hobold UFSC-UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i20.20014

Palabras clave:

professores da educação infantil, estresse, adoecimento docente.

Resumen

Professores no Brasil têm suas condições de trabalho precárias, por falta de recursos, reconhecimento, intensidade de trabalho entre outras questões que levam a um desgaste emocional e físico causando seu adoecimento com mais facilidade. O estresse trata-se de um fator que afeta tanto a vida pessoal como profissional e pode ser o gerador de adoecimento físico e psíquico, como será apresentado neste artigo, que possui como objetivo central apresentar as causas do estresse em professoras de um Centro de Educação Infantil e sua implicação para o exercício do trabalho docente. O artigo agrega os resultados de uma pesquisa qualitativa, decorrente de uma minuciosa busca teórica sobre estresse na educação e consequências na saúde, observações participantes, além de dados de entrevista com quatro professoras que atuam em um Centro de Educação Infantil, localizado em uma cidade de Santa Catarina. Como método de análise de dados foi utilizada a análise em prosa (ANDRÉ, 1983), que prioriza o discurso livre dos entrevistados, ancorada no referencial teórico dos seguintes autores: Nassif (2010), Martins (2007), Gatti (2010), Witter (2003) entre outros, que discutem assuntos relacionados à educação, estresse e adoecimento de professores. Os resultados da pesquisa apontaram que o estresse gerado pelo trabalho ocorre devido a questões que envolvem as crianças (alunos do CEI) e as famílias e, que muitas vezes, o estresse provocado pelo envolvimento nestas questões acarreta contratempos, conflitos e, por consequência, adoecimento e exaustão física e psíquica. As professoras também relataram experiências estressantes vivenciadas em outros CEI’s em que atuaram.

Biografía del autor/a

Antonio José Fernandes Ricardo

Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Professor concursado na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina e no Ensino Médio do Senai  em Joinville. Membro do GETRAFOR, Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Formação Docente, relacionado com o Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE.

Adriele Domingos do Amaral

Graduada em Psicologia pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Márcia de Souza Hobold, UFSC-UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Realizou estágio de Pós-Doutoramento (CNPq PDJ) também na PUC SP. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Ciências da Educação (MEN/CED/UFSC). Integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes – RIPEFOR, o Grupo de Trabalho (GT 8) de Formação de Professores da ANPEd Nacional, O Grupos de Estudos e Pesquisas sobre o trabalho e a formação docente – GETRAFOR, da UNIVILLE, e, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional Docente, da PUC SP. 

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Publicado

2019-03-31

Cómo citar

RICARDO, Antonio José Fernandes; AMARAL, Adriele Domingos do; HOBOLD, Márcia de Souza. ESTRESSE EM PROFESSORAS DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 20, p. 7–26, 2019. DOI: 10.29148/labor.v1i20.20014. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/20014. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

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