O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PARA REVOLUÇÃO EM LÊNIN

Autores/as

  • Fábio José Cavalcanti de Queiroz Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Paula Emanuela Lima de Farias Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i18.33513

Palabras clave:

Lênin, Educação Política, Revolução,

Resumen

Neste artigo, analisamos a visão particular de Lênin, uma das principais lideranças da Revolução de Outubro, na Rússia, atinente à temática educacional. Com esteio em textos do autor, concluímos, ainda que de modo provisório, que a sua concepção sugere a ideia de uma política e prática pedagógicas nas quais aquele que se educa o faz sempre na perspectiva da transformação social, notadamente da revolução. Doutro lado, esse enfoque não significa abdicar da inestimável contribuição dos aspectos próprios à Educação formal.

abstract

In this article, we analyze the particular vision of Lenin, one of the main leaders of the October Revolution in Russia regards the educational theme. With mainstay in texts of the author, concluded, albeit provisionally, that its design suggests the idea of a political and pedagogical practice in which one who is educated always makes the perspective of social transformation, notably the revolution. Of another hand, this approach does not mean giving the invaluable contribution of own formal education aspects

Biografía del autor/a

Fábio José Cavalcanti de Queiroz, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Professor Adjunto da Universidade Regional do Cariri, lotado no Departamento de História.

Paula Emanuela Lima de Farias, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará.

Citas

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Publicado

2018-08-28

Cómo citar

QUEIROZ, Fábio José Cavalcanti de; FARIAS, Paula Emanuela Lima de. O CONCEITO DE EDUCAÇÃO PARA REVOLUÇÃO EM LÊNIN. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 18, p. 150–163, 2018. DOI: 10.29148/labor.v2i18.33513. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/33513. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

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