University extension in Pataxó indigenous groups, Brazil:
integrating indigenous knowledge in continuing teacher education for multigrade schools
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.60676Palabras clave:
Enseñanza de un segundo idioma, unidad didáctica, educación interculturalResumen
Este artículo es el resultado de un estudio en el campo del idioma portugués como lengua extranjera en el contexto de la inmersión. Se describe una experiencia didáctica en un curso de idiomas específico para estudiantes adultos en Portugal. Se construyó un plan de acción centrado en las leyendas amazónicas como elemento estructurador de unidades didácticas orientadas a la enseñanza-aprendizaje intercultural, utilizando estudios sobre secuencias didácticas e interculturalidad en la clase de lengua extranjera. El conocimiento de las leyendas despertó el interés de los estudiantes participantes en este estudio por la expresión oral, permitiendo comprender y encontrar en la lengua-cultura que se aprende puntos de comprensión comunes de la lengua materna, y dando a conocer una porción cultural y lingüística de la variante del sistema de la lengua que se aprende, implicando una formación integral, que favorece, el interés y la comunicación con hablantes de otras culturas y se desarrolla del portugués hablado en Brasil.
Citas
BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.
BAUMAN, Z. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
BATISTA, A. A. G. Aula de Português: discurso e saberes escolares. Martins Fontes, 1997.
BHATIA, V. K. Genre analysis today. Revue belge de philologie et d'histoire. Tome 75 fasc. 3, 1997. Langues et littératures modernes - Moderne taal- en letterkunde. 629-652. Disponível em http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/rbph_0035-0818 Acesso em 14 jul. 2020. DOI: 10.3406/rbph.1997.4186
BYRAM, M. Cultural studies in foreign language education. Clevedon: Multilingual Matters Ltd. 1989.
BYRAM, M., GRIBKOVA, B. e STARKEY, H. Developing the intercultural dimension in language teaching. A practical introduction for teachers. Strasbourg: Council of Europe Publishing/European Centre for Modern Languages. Disponível em: <de http://lrc.cornell.edu/director/intercultural.pdf > Acesso em: 10 dez. 2019.
COELHO, M. C. P. As narrações da cultura indígena da Amazônia: lendas e histórias. Tese doutoral em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
CONSELHO DA EUROPA Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas - aprendizagem, ensino, avaliação. Coleção Perspectivas Atuais/Educação. Porto: Edições Asa. 2001.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In Schneuwly, B.; Dolz, J. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola (Rojo, R., Cordeiro, G. S. Trad.). Campinas: Mercado de Letras, 2004.
DOLZ, J; SCHNEUWLY, B. Pour um enseignement de l’oral. Initiation au genres formel à l’école. Paris: ESF éditeur. 1998.
KRAMSCH, C. Culture in foreign language teaching. Iranian Journal of Language Teaching Research. 1(1) 57-78. 2013. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1127430 Acesso em: 08 jun. 2020.
KRAMSCH, C. Language and culture. Oxford: Oxford University Press, 1998.
OUTEIRINHO, M. D. F. A perspectiva comparatista no ensino duma cultura estrangeira: reflexões sobre uma abordagem intercultural. Bizarro, R. Ed., Como abordar… a escola e a diversidade cultural: multiculturalismo, interculturalismo e educação (pp. 172-177). Porto: Areal Editores, 2006.
PAIS, A. Fundamentos didatológicos e técnico-didáticos de desenho de didáticas para a área de Língua Portuguesa. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2010. Disponível em http://repositorio.ipcb.pt/bitstream/10400.11/1072/1/Artigo_UD.pdf Acesso em: 10 jun. 2020.
PATRICIO TATO, M. S. (2014). Competencia intercultural en la enseñanza de lenguas extranjeras. Porta Linguarum: revista internacional de didáctica de las lenguas extranjeras, n. 21, 215-226. 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4582315 Acesso em: 14 jul. 2020.
TEIXEIRA, A. P. G. A. O desenvolvimento da competência comunicativa intercultural na aula de PLE: representações e práticas (inter) culturais: Um estudo de caso. Tese doutoral em Ciências da Linguagem – Didática das Línguas. Universidade do Porto, Porto, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).