O Binômio oficina-escola na “Era” Vargas:

a disputa de duas concepções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.60234

Palavras-chave:

Sistema de Formação Profissional, Rastreamento de Evidências, Conjuntura Crítica, Instituições de Formação Profissional.

Resumo

O objetivo do presente artigo é elucidar os porquês da criação de um sistema de formação profissional coordenado pelos empresários durante o regime varguista. Para isso, o método de rastreamento das evidências e suas respectivas relações causais foi usado para evidenciar os fatos e os contrafatos da gênese do SENAI. Com este, é possível também identificar as conjunturas críticas do período analisado que determinaram o caminho dependente das instituições. Por fim, dois grupos disputaram através de diferentes concepções a reforma da formação profissional sob a mesma lógica do binômio oficina-escola. Os vitoriosos foram os da corrente liberal americana sob as ideias do taylorismo.

Biografia do Autor

Remi Castioni, Universidade de Brasilia

(Bacharelado) em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor-pesquisador da Universidade de Brasília, classe Associado, atuando na Faculdade de Educação e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa em políticas públicas e gestão da educação. É membro também do Programa de Pós-Graduação em Educação - modalidade profissional. Tem experiência na área de políticas públicas e federalismo. Atua no tema da transição entre educação e trabalho, com ênfase em qualificação profissional, certificação profissional e ensino médio e ainda nos seguintes temas: educação, qualificação profissional, políticas de educação, sistema nacional de emprego, desenvolvimento regional. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC).

https://sites.google.com/view/gepat

Guilherme Lins de Magalhães, Instituto Federal de Brasília - IFB Campus Taguatinga

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Brasília Campus Taguatinga área de Educação Física. Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Brasília (2006). Pós Graduação pela Universidade Gama Filho(2009). Mestrado pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília(2014). Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília (com estágio sanduíche na cidade de Osnabrück, Alemanha.). Atuou em várias escolas particulares do DF como professor de judô e de educação física. Tem interesse nas áreas de políticas públicas de esporte e lazer, esporte educacional, educação física escolar, esporte e lazer, educação profissional, sociologia econômica, empoderamento e desenvolvimento local.

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0771-8045

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Publicado

2021-04-30

Como Citar

CASTIONI, Remi; MAGALHÃES, Guilherme Lins de. O Binômio oficina-escola na “Era” Vargas: : a disputa de duas concepções. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 367–389, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.60234. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60234. Acesso em: 26 dez. 2024.

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