Sobre a Revista

Entrepalavras (ISSN: 2237-6321), revista de linguística da Universidade Federal do Ceará, foi fundada em 2011 com o objetivo de divulgar trabalhos originais e inéditos de interesse da Linguística, de caráter teórico ou aplicado.

A revista recebe, em fluxo contínuo, no Sistema de Submissão, artigos, resenhas e traduções dedicados às seguintes áreas: teoria e análise linguística, práticas discursivas e linguística aplicada, publicados por fluxo contínuo em um volume anual, com seções livres e eventuais seções temáticas. 

Entrepalavras aceita trabalhos em português, inglês e espanhol, produzidos por graduandos, graduados, pós-graduandos e pós-graduados. Os manuscritos são avaliados no sistema peer review double blind e devem atender às diretrizes de integridade e ética científicas do CNPq e COPE.

Esta revista não cobra taxa de processamento de artigos (submissão e avaliação).

Alinhada aos princípio da ciência aberta, Entrepalavras permite livre acesso a todo o conteúdo das edições aos leitores.  

No espírito de colaboração que rege a comunidade acadêmica nas universidades públicas, a revista convida, eventualmente, os autores de artigos publicados a avaliarem manuscritos submetidos à revista, como pareceristas ad hoc.

Edição Atual

v. 15 (2025): Volume único - fluxo contínuo
Capa da revista "Entrepalavras" (Revista de Linguística), volume 15, 2025, edição 35. Fotografia em preto e branco de um bordado em ponto cruz (Tatreez) em linha clara sobre tecido escuro, formando um padrão abstrato. No canto superior esquerdo, o título "Entrepalavras". Abaixo da imagem o tema da edição: Funcionalismo e Linguística de Texto: interfaces e diálogos.

A imagem da capa do volume 15, edição 35, 2025, reproduz um bordado típico palestino, Tatreez, que representa a resiliência e a identidade do povo palestino.

Com o bordado, aludimos à trama do texto, uma metáfora para o texto e o discurso, associada aqui aos dois temas do dossiê do volume e, ao mesmo tempo, expressamos a nossa solidariedade com o povo palestino pela violência que tem sofrido nos últimos anos.

Esta capa é um manifesto silencioso: a trama da palavra que estudamos é inseparável da trama da vida que defendemos. Que a visibilidade deste bordado seja um apelo à dignidade e ao direito à existência do povo palestino.

Publicado: 05-05-2025

Funcionalismo e Linguística de Texto: interfaces e diálogos

  • O 8 de janeiro de 2023 representado por senadores no Twitter/X um estudo sistêmico-funcional

    Viviane dos Reis ALVES
    e95927
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.95927
  • O conector adversativo "mas": matizes semânticos e intencionalidade discursiva em artigos científicos

    David Ruan Bezerra Santos, Aymmée Silveira Santos
    e96355
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.96355
  • Causalidade e contraste em sala de aula: uma proposta funcional-textual

    Edvaldo Balduino Bispo, Fernando da Silva Cordeiro , Ana Carla de Sousa Ferreira
    e96366
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.96366
  • Os usos discursivos de 'aunque' no espanhol peninsular

    Beatriz Goaveia Garcia Parra Araujo , Sandra Denise Gaspatini Bastos
    e95840
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.95840
  • A microconstrução “daí que” e a orientação argumentativa dos textos: um estudo textual-funcional

    Jairo Santos AQUINO
    e96364
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.96364
  • [fora que] como operador argumentativo: estratégias de adição e relevo no português brasileiro

    Ana Cláudia Machado dos Santos, Ana Beatriz Arena
    e96360
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.96360
  • A função sequencial do marcador pragmático multifuncional de estruturação do discurso "a propósito"

    Marcello Martins Machado
    e96365
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.96365
  • Volitividade, Modalidade e Subjetividade uma abordagem dialógica entre a Gramática Discursivo-Funcional e a Linguística Textual

    André Silva Oliveira
    e95759
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.95759
  • Só que: uma construção contrastiva multifuncional no português brasileiro — bases para uma abordagem pedagógica

    Maria Maura Cezario, Thiago dos Santos Silva
    e96053
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.96053

Artigos - Vária

  • Brasil inabitável em 50 anos... De novo: veridicção às vistas de um jornalismo cientificamente irresponsável

    Andrey Istvan Mendes Carvalho
    e95463
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.95463
  • Bolsonaro em enterro da rainha Elizabeth II: uma análise sobre o processo de carnavalização em um perfil cômico-jornalístico do Instagram

    Juliana Marcelino Silva
    e96156
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.96156
  • As imagens do nordestino retirante na teia interdiscursiva de "Emigração" de Patativa do Assaré

    Valnecy Oliveira Corrêa-Santos, Alexia da Silva dos Santos
    e95380
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.95380
  • O “hétero” e o falo: a sustentação do poder na ordem do discurso

    Valter Souza da Silva, Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira
    e96154
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.96154
  • O fetiche da cesariana e a objetificação do nascimento em discursividades da Revista Veja São Paulo

    Luciana de Amorim Barros, Sóstenes ERICSON
    e96362
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.96362
  • Gírias paulistanas e uso de léxico obsceno em letras de canção

    Flávio Biasutti Valadares, Raphael Leandro Lobo
    e95464
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.95464
  • The expression of service provision in American English: A constructionist approach

    Diogo Pinheiro, Paula Sasse
    e96316
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.96316
  • O gênero infográfico em livros didáticos de Língua Inglesa para o ensino médio: uma análise multimodal

    Haylanne Clésia Pereira Daxo, Maria Joyce Gomes Alencar, Larisse Carvalho de Oliveira
    e96048
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.96048
  • Compreensão do dizer em TCC de Letras: (re/des)construção do conhecimento docente nas práticas acadêmicas de escrita

    Janaína Zaidan Bicalho Fonseca
    e96157
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.96157
  • The Rhetoric of Bliss: Linguistic Approaches to Ambivalence in Hindu Spiritual Language

    Amitabh Vikram Dwivedi
    e95462
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.95462
  • Crenças sobre o ensino de estratégias de leitura: um estudo exploratório no ensino secundário moçambicano

    Carlito Antonio Companhia
    e96314
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.96314
  • Emprego de advérbios de lugar em português por falantes nativos de alemão: análise da interlíngua

    Marceli Aquino, Arthur Wagner Fiorini
    e95900
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.95900
  • Aprendizagem da língua escrita: uma análise sobre o impacto do Ensino Remoto Emergencial

    Rute Santos Araújo, Brenda Kessia Arruda de Souza
    e96155
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.96155
  • Sob o arrimo do discurso político elitista em charges de resistência: a subjetividade subalternizada

    Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima, Claudirene Soares de Morais
    e96321
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.96321

Resenhas

  • Resenha da obra “Colonialismo de dados e modulação algorítmica: tecnopolítica, sujeição e guerra neoliberal

    Júlio Araújo
    e95318
    DOI: https://doi.org/10.36517/ep15.95318
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