ANÁLISE DO GRAU DE ATRATIVIDADE DE FUNDOS DE RENDA FIXA: UMA ABORDAGEM MULTICRITERIAL DA ESTRUTURA DE OFERTA ULTILIZANDO DEA
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.v8i1.32120Palavras-chave:
Fundos de Investimento. Renda Fixa. DEA. Desempenho. AtratividadeResumo
Este artigo procura discutir o grau de atratividade de fundosde investimento de renda fixa dos três maiores bancos devarejo em atividade no Brasil. A partir de características daestrutura de oferta dos ativos de renda fixa e das rentabilidadesanuais de cada fundo, divididos por estratos de risco,aplicou-se a metodologia DEA (Análise Envoltória deDados) no intuito de verificar a condição competitiva de cadafundo em termos de atratividade, através de uma análisecusto versus benefício. Apesar das diferenças em termos denível de atratividade, não se percebeu, nos resultados, queessas diferenças pudessem ser atribuídas nem às instituições,nem aos tipos (curto prazo, referenciado e renda fixa) nemaos prazos (curto e longo). Em síntese, o desempenhosuperior em termos de estrutura de oferta versus rentabilidadeestá relacionado a características individuais dos fundosanalisados, não se encontrando nenhuma vantagem quepossa ser atribuída a um grupo (gestor, tipo ou prazo).Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores, no ato da submissão, aceitam a declaração abaixo:
Nós autores mantemos sobre nosso artigo publicado os direitos autorais e concedemos à revista Contextus o direito de primeira publicação, com uma licença Creative Commons na modalidade Atribuição – Não Comercial 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
Temos ciência de estarmos autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), também com reconhecimento tanto da autoria, quanto da publicação inicial neste periódico.
Atestamos que o artigo é original ou inédito, não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro ou estrangeiro, quer em português, quer em versão em outra língua, nem está encaminhado para publicação simultânea em outras revistas.
Sabemos que o plágio não é tolerado pela revista Contextus e asseguramos que o artigo apresenta as fontes de trechos de obras citadas, incluindo os de qualquer trabalho prévio produzido e publicado pelos próprios autores.