Correlação entre Sintomas Osteomusculares e Qualidade de Vida de Professores do Ensino Fundamental

Autores

  • Geyse Chrystine Pereira Souza Fernandes Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)
  • Rogério José de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i25.60024

Palavras-chave:

professor, qualidade de vida, transtornos traumáticos cumulativos

Resumo

O estudo objetivou analisar a correlação entre os sintomas osteomusculares e a qualidade de vida de professores do ensino fundamental da rede pública municipal de Guanambi, Bahia. Trata-se de estudo transversal analítico em que 52 professores do ensino fundamental participaram. Foram utilizados os instrumentos: Questionário sociodemográfico ocupacional, Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares (QNSO), Instrumento de avaliação da qualidade de vida – WHOQOL-Bref. O perfil sociodemográfico ocupacional demonstrou predominância do sexo feminino, a maioria com jornada de trabalho de 40 horas semanais e possuindo pós-graduação. Uma grande maioria entendeu que seu trabalho tem risco à saúde e que ainda se cansa com frequência. Houve alta prevalência de sintomas osteomusculares, principalmente em joelho, coluna lombar, ombro e pescoço. Entre os sintomas osteomusculares em correlação ao perfil sociodemográfico ocupacional houve relação significativa entre o afastamento e se sentir cansado no trabalho. No Whoqol-bref a qualidade de vida total, a percepção da qualidade de vida e a satisfação pessoal apresentaram boas médias. A qualidade de vida total e o domínio físico foram afetados em todos os resultados de correlação com os sintomas osteomusculares. Constatou-se que os sintomas osteomusculares afetam diretamente a qualidade de vida dos professores.

Biografia do Autor

Geyse Chrystine Pereira Souza Fernandes, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

Licenciada em Pedagogia e em Biologia, Bacharel em Fisioterapia. Especialista em Saúde Coletiva, em Ciências Biológicas e em Metodologia do Ensino Superior; também em Fisioterapia do trabalho e Ergonomia; Mestre em Ciências Ambientais e Saúde; Diretora de Formação do SISPUMUR. Professora horista na área de saúde e educação. Membro do grupo NEPE Paulo Freire - UNEB-XII.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2339-8878

Rogério José de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás, Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília e, atualmente, Pós-Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto do Curso de Medicina da PUC Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Saúde - PPGCAS da PUC Goiás. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/PUC Goiás. Professor Adjunto e Coordenador de Pesquisa e Extensão da Faculdade da Política Militar - FPM. Autor do livro Gastroplastia e a Reconstrução da Identidade e organizador do livro Goiás e a (Pós) Modernidade: Dimensões e Reflexões. Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia e Metodologias Ativas, com ênfase em Sociologia da Cultura, Sociologia da Medicina, Sociologia da Saúde e do Corpo e Saúde Coletiva, atuando principalmente na linha de pesquisa Sociedade, Ambiente e Saúde e com temas que fazem interseções entre as Ciências Sociais e os processos saúde-doença.

Orocid: https://orcid.org/0000-0002-2150-6057

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Publicado

2021-04-29

Como Citar

FERNANDES, Geyse Chrystine Pereira Souza; ALMEIDA, Rogério José de. Correlação entre Sintomas Osteomusculares e Qualidade de Vida de Professores do Ensino Fundamental. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 25, p. 274–296, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i25.60024. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60024. Acesso em: 23 dez. 2024.

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