Educação Inclusiva e Assistência Estudantil:
reflexões sobre as experiências de acesso, permanência e êxito do público atendido pelo NAPNE/IFS
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.71996Palavras-chave:
Educação inclusiva., Assistência estudantil. Necessidades específicas. Atuação profissional da equipe multidisciplinar.Resumo
O trabalho apresentou como categorias centrais de abordagem e análise a Educação Inclusiva e a Assistência Estudantil. Nessa direção, buscou refletir a respeito do acesso, da permanência e do êxito a partir das experiências práticas da atuação profissional multidisciplinar junto aos estudantes atendidos pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), considerando a particularidade dessas vivências nos campi Aracaju e Lagarto. Fez-se necessário realizar pesquisa bibliográfica e documental para o alicerce da fundamentação teórica e analítica. De igual modo, discutir e estruturar as experiências das intervenções profissionais multidisciplinares em interlocução direta com as premissas teóricas, a fim de apresentar a sistematização das análises na pesquisa qualitativa que as autoras desenvolveram neste estudo. O exercício de pensar, reflexionar e avaliar, de maneira teórico-analítica, as experiências da atuação profissional multidisciplinar em diálogo com as vivências e as necessidades estudantis, culminou em uma sistemática do conhecimento e da prática com mapeamento e problematização das demandas estudantis e das ações executadas. Foram contextualizados e enfatizados desafios enfrentados e possibilidades de atuação na tentativa de contributo ao debate e aos compromissos a serem assumidos para assegurar direitos de acesso, permanência e êxito, ressignificando concepções e práticas profissionais e institucionais, enquanto mecanismos que podem fortalecer o combate e a prevenção da evasão, retenção e exclusão escolar.
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