Teaching work

the challenge of reinventing assessment in times of pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i23.44225

Keywords:

Evaluation. Teacher training. Pandemic.

Abstract

This article brings to the scene an exploratory reflection on the challenges posed to teachers, with regard to the reinvention of the evaluation processes of distance education courses, given the moment experienced by COVID 19. For this debate, it is assumed that the evaluation it has always been a challenge for the teacher, since the action of evaluating presupposes choices, which, many times, are linked by the definitions of public policies. At the present time, when the pandemic has changed the pace of people's lives, the assessment in distance education, which was carried out in person, had changes to meet the specifications determined by social isolation. In this scenario, rethinking the evaluation is necessary and the possibility of reflecting on the theme, in a process of continuing education that begins. The continuing education of teachers is evident in the construction of individual and collective subjectivity.

Author Biographies

Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado Sanduíche pela Universidade do Porto. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialização em Educação pelo CEPEMG. Especialização em Psicopedagogia pelo CEPEMG. Especialização em Direitos Humanos pelo CES. Especialização em Temas Filosóficos pela UFMG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, educação, ensino-aprendizagem, trabalho e educação, gestão, educação a distância e trabalho docente.

Mara Lúcia Ramalho, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, lotada na Diretoria de Educação a Distância (DEAD). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC/MG (2016); Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2006); formação em pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG/ Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina- FAFIDIA (1997). Diretora da Diretoria de Educação Aberta e a Distância da UFVJM. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado profissional) com atuação na linha de pesquisa: Educação, sujeitos, sociedade, história da educação e políticas públicas educacionais. Prioriza as discussões sobre as temáticas: políticas públicas; educação a distância; educação, cidadania, direitos humanos e gestão de instâncias (municipal, estadual e federal) e instituições escolares. Vice coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica da UFVJM.

Virgínia Coeli Bueno de Queiroz, Universidade Estadual de Minas Gerais

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, linha de pesquisa Políticas Públicas em Educação: Concepção, Implementação e Avaliação. Possui Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, graduação em Pedagogia pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG). Atualmente, atua na Coordenação Pedagógica do Colégio Loyola. Tem experiência na área da educação, como professora e coordenadora pedagógica, com ênfase nos seguintes temas: currículo, formação de professores, ensino-aprendizagem, legislação educacional, trabalho docente e educação a distância.

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Published

2020-06-15

How to Cite

PASCHOALINO, Jussara Bueno de Queiroz; RAMALHO, Mara Lúcia; QUEIROZ, Virgínia Coeli Bueno de. Teaching work: the challenge of reinventing assessment in times of pandemic. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 23, p. 113–130, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i23.44225. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/44225. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê

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