Historical reconstruction of the Technical Course in Metallurgy of the IFMG - Campus Ouro Preto:
appreciation of the historical the course and the protagonism of teachers and graduates through memories
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60768Keywords:
Educação profissional. Memória. Motivação. ProtagonismoAbstract
It aims of this work is to carry out the historical survey of the Technical Course in Metallurgy of the IFMG- Campus Ouro Preto through Memories of graduates and teachers in order to promote the importance of the course and the protagonism of the subjects who contributed to the construction of that. Taking the experience of other as a motivational instrument contributes to the strengthening the role of its agents, the redefinition of achievements and limits, and reaffirming the subjects’ group identify and belonging. For the construction of the research semi-structured interviews were used with teachers who taught the course in its integrated form to high school and graduates from different time who reported together with images from the personal collection positive memories experienced in the course. It was observed that the experiences lived were significant for the participants, contributing to the formation of a group memory that combined with individual desires, collaborate for the continuous construction of the course in addition to the outstanding importance in the lives of the subjects participating in the research.
References
BONI, Paulo César; HOFFMAN, Maria Luisa. Guardião de Imagens: “memórias fotográficas” e a relação de pertencimento de um pioneiro com Londrina. Revista Em Questão, v.17, n. 2, p. 147-164, 2011.
BRASIL. Decreto-Lei nº 4127 de 25 de fevereiro de 1942. Estabelece as bases de organização da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial. Disponível em http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4127-25-fevereiro-1942-414123-publicacaooriginal-1-pe.html.Acesso em 02.nov.2017.
BRASIL. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de educação profissional, Científica e tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em 22.nov.2017.
BRASIL. Lei nº 3352 de 16 de fevereiro de 1959. Dispõe sobre nova organização escolar e administrativa dos estabelecimentos de ensino industrial do Ministério da Educação e Cultura, e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L3552.htm.Acesso 22. nov.2017.
BRASIL. Decreto nº 5154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm . Acesso em 22.nov.2017.
BRASIL. Decreto nº 2208 de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36
e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2208.htm> Acesso em22.nov.2017.
BRASIL. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf.Acesso em 22.nov.2017.
BRASIL. Lei 8948 de 08 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica e dá outras providências. Disponível emhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8948.htm#:~:text=lei%20no%208.948%2c%20de%208%20de%20dezembro%20de%201994Acesso em 22. nov. 2017
BONFIM, Cristiani Hembecker; SILVA, Luciana de Sousa Alves da;SILVA, Rita de Cássia Gomes da; PEREIRA, Álvaro Itaúna Schalcher; RIBEIRO, Francisco Adelton Alves. 31 O Ensino Médio Integrado no contexto dos Institutos Federais de Educação: um mapeamento sistemático. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 31- 55, 2019. Disponível em http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40196/pdf Acesso em 28.ago.2010
CARVALHO, José Murilo de. A escola de Minas de Ouro Preto: o peso da glória. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2010, 196 p.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio et al. Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Editora Cortez, 2005, 175 p.
CIAVATTA, Maria. O Mundo do Trabalho em Imagens: Memória, História e Fotografia. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v. 12, n. 1, p. 33-46, 2012.
D’ALESSIO. Márcia Mansor. Memória: leituras de M. Halbwachs e P. Nora. Revista Brasileira de História, v.13, n. 25/26, p. 97-103, 1993.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2013.
IFMG. Resolução nº 01 de 19 de junho de 2009. Aprova o Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Metalurgia. Belo Horizonte, 2009.
MACHADO, Arthur Versiani. Uma panorâmica sobre a história do IFMG – Campus Ouro Preto. In: SILVA, Fabiano Gomes da. (Org.) O ensino técnico entre imagens e memórias institucionais: história, contextos e identidades do IFMG - Campus Ouro Preto (1944-2014). Ouro Preto: Instituto Federal de Minas Gerais, 2015, 172 p.
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, p. 3-15, 1989. Disponível em http://www.uel.br/cch/cdph/arqtxt/Memoria_esquecimento_silencio.pdf Acesso em 02.maio.2018
RIOS, João Bosco. A Escola Técnica Federal de Ouro Preto: um microcosmo da vida social e cultural da cidade. Dissertação. Mestrado em Educação, Cultura e Organizações Sociais, UEMG, Belo Horizonte, 2010.
RIOS, João Bosco. IFMG – Campus Ouro Preto e a cidade: pontos de confluência. In: SILVA, Fabiano Gomes da. (Org.). O ensino técnico entre imagens e memórias intitucionais: história, contextos e identidades do IFMG - Campus Ouro Preto (1944-2014). Ouro Preto: Instituto Federal de Minas Gerais, 2015, 172 p.
RIOS, Diogo Franco. Memórias de ex-alunos do Colégio de Aplicação da Bahia: contribuições para a História da Educação Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v. 30, n. 56, p. 1223 - 1243, 2016.
SOUSA, Tássia Pinheiro de Sousa; SALES, Francisco José Lima. As políticas de Educação Profissional no Brasil e a qualificação dos trabalhadores. Revista Labor, v. 1, n. 21, p. 98-118, 2019. Disponível em http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/39716 Acesso em 28.ago.2020
TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).