The Voice of School Dropout:
a case study on the Manacapuru advanced
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i26.72008Keywords:
Formação Tecnológica, Permanência na escola, Evasão escolar, Educação ProfissionalAbstract
This research aimed to investigate the factors that have led students to drop out of school in the subsequent modality of the Advanced Campus Manacapuru. We assume that the measures adopted to ensure the completion of subsequent technical courses need to consider the specificities of each regional context and the subjects served. Therefore, as a methodological delimitation, we chose the case study method because it allows to investigate a contemporary phenomenon within its real context, being mainly indicated, according to Yin (2001), when the limits between the phenomenon and the context are not clearly defined as is our research case. The analysis points out that the Student Assistance policies within the IFAM are essential for the permanence of the students, but factors outside the institution, together with family, social and financial problems were more relevant in the students' decision to complete or not the subsequent technical courses they started .
References
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 out. 2016.
CASTRO, A. M. Um Estudo sobre evasão no Curso Técnico de Nível Médio Subsequente em Mecânica no IFRN- Campus Mossoró. 138 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), 2017.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Parecer do CNE/CEB, São Paulo. 2009.
DORE, R. Evasão e repetência na rede federal de educação profissional-XXXVII RediTec - Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Maceió, Alagoas: set. 2013. Disponível em: http://www.reditec.ifal.edu.br/arquivos-1/apresentacoes/dia-04-09/Tema%2005%20-%20Evasao%20e%20Repetencia%20na%20Rede%20Federal%20de%20Educacao%20Profissional.pdf/. Acesso em: 18 set. 2020.
FIGUEIREDO, N. D.; SALLES, D. M. Educação Profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro. v. 25, n. 95, p. 356-392, abr. 2017.
JOHANN, C. C. Evasão escolar no Instituto Federal Sul-rio-grandense: um estudo de caso no Campus Passo Fundo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, 2012.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Fundamentos da Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MACHADO, M. R. A evasão nos cursos de Agropecuária e Informática/nível técnico da Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes-MG (2002 a 2006). 2009. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
MACHADO, M. R. L.; MOREIRA, P. R. Educação profissional no Brasil, evasão escolar e transição para o mundo do trabalho. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, 3., 2012, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: Cefet-MG, 2012.
SAMPIERI, Roberto Hernandez. COLLADO, Carlos Fernandez, LUCIO, María del Pilar Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23.ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez Editora, 2007.
SILVA FILHO, R. B. Evasão e Permanência do Aluno-Trabalhador na Educação Profissional Técnica Subsequente ao Ensino Médio do IFAP Santana–Amapá. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica). Universidade Federal do Pará, 2018.
SOUZA, J. A. Permanência e evasão escolar: um estudo de caso em uma Instituição de Ensino Profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional Tecnológica. v. 1, n. 6, p. 19-29, 2013.
YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).