History teaching, ICTs and flipped classroom:

discussing pandemics

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i28.72444

Keywords:

Metodologias ativas, Aulas remotas, TICs, Sequência didática, Pandemia

Abstract

This paper aims to report a pedagogical practice, from the use of active methodologies applied in history classes, through Information and Communication Technologies (ICTs), carried out in a class of the Technician Course in Informatics Integrated to High School of a Federal Institution of Education. This is a descriptive and bibliographic study, with a qualitative approach. It is an experience report, developed from the didactic sequences of Zabala (1998). In this period of social isolation, caused by the covid-19 pandemic, it becomes relevant to address issues related to teaching and learning processes through ICTs, considering that the virtual environment has been the alternative adopted by educational institutions to teach their classes. Taking into consideration the results presented in the text, we realized that active methodologies and the use of ICTs might become excellent tools at the service of education, when well-planned and articulated with proposals aimed at the autonomy and protagonism of students.

Author Biographies

Márcia de Souza Oliveira Paes Leme Alberto, Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Uberlândia/MG. Especialista em Instrumentalidade do Serviço Social pela Faculdade Única de Ipatinga/MG. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), Campus Morrinhos/GO. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Servidora pública no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

Lílian Gobbi Dutra Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) - Campus Morrinhos-GO. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Ituiutaba-MG

Cínthia Maria Felício, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)

Possui graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), graduação em Bacharelado Em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestrado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal Goiano Campus avançado Ipameri, docente no PPGENEB do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Foi docente PEBTT do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos na licenciatura em química do Instituto Federal Goiano. Tem experiência na área de Química, com ênfase em ENSINO DE QUÍMICA, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, atividades lúdicas, ensino de ciências, contextualização e formação profissional. Foi professora de química dos Cursos Técnicos em Agropecuária, Alimentos e Informática no campus Morrinhos do Ifgoiano de 2004 a 2021, professora do Curso de Licenciatura em Química de 2012 a 2021, coordenou o curso de especialização Lato Sensu em Ensino de Ciencias de 2016 a 2019. Foi Coordenadora do Programa de Iniciação a docência Pibid, Subprojeto Química de maio de 2015 a fevereiro de 2018. E também do programa de Residência Pedagógica de outubro de 2020 a março de 2022, com alunos do curso de licenciatura em química nos campus de Morrinhos e Urutai, subprojeto de Química. Professora permanente do Programa de pós graduação mestrado profissional em Rede de Educação Profissional ProfEPT de agosto de 2018 a dezembro de 2020 e do Programa de pós graduação mestrado profissional em Educação Básica do Campus Urutaí, do IFGoaino de março de 2021 (atual). Além disso atua nos curso de ensino médio integrado ao tecnico em redes de computadores e Comércio integrado ao ensino médio do campus Avançado de Ipameri, também do IFGoaino desde fevereiro de 2022.Faz parte dos comitês de pesquisa e extensão do campus Avançado de Ipameri , sendo também membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas Neabi desse mesmo campus. 

Marco Antônio de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com pós-doutorado em currículo e formação profissional agrícola pela Universidade Autônoma de Barcelona – Espanha. Professor Titular do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Atua no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IF Goiano - Campus Morrinhos-GO.

Léia Adriana da Silva Santiago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)

Possuo graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Educação pela mesma universidade, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, com estágio pós-doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, financiado pela Fundação CAPES. Sou professora no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano, desde 2011, na área de História e no ensino, pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica -ProfEPT. Atuei como coordenadora do ProfEPT - IA IFGoiano entre os anos de 2017 a 2020 . As pesquisas que venho desenvolvendo têm ênfase no ensino de História, currículo, livros didáticos, questões etnorraciais e educação profissional e tecnológica.

References

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Published

2024-05-01

How to Cite

ALBERTO, Márcia de Souza Oliveira Paes Leme; MEDEIROS, Lílian Gobbi Dutra; FELÍCIO, Cínthia Maria; CARVALHO, Marco Antônio de; DA SILVA SANTIAGO, Léia Adriana. History teaching, ICTs and flipped classroom: : discussing pandemics. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 28, p. 98–118, 2024. DOI: 10.29148/labor.v1i28.72444. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72444. Acesso em: 28 jun. 2024.

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