La enseñanza de la historia, las TIC y el aula invertida:

debatiendo las pandemias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i28.72444

Palabras clave:

Metodologias ativas, Aulas remotas, TICs, Sequência didática, Pandemia

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo reportar una práctica pedagógica, a partir del uso de metodologías activas aplicadas en las clases de Historia, a través de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC), realizada en una clase del curso Técnico en Informática Integrado a la Educación Secundaria de una Institución Educativa Federal. Se trata de un estudio descriptivo y bibliográfico, con enfoque cualitativo, del tipo relato de experiencia, desarrollado a partir de las secuencias didácticas de Zabala (1998). En este período de aislamiento social, provocado por la pandemia de covid-19, cobra relevancia abordar temas relacionados con los procesos de enseñanza y aprendizaje a través de las TIC, considerando que el entorno virtual ha sido la alternativa adoptada por las instituciones educativas para impartir sus clases. A la vista de los resultados presentados en el texto, nos damos cuenta de que las metodologías activas y el uso de las TIC pueden convertirse en excelentes herramientas al servicio de la educación, bien planificadas y articuladas, con propuestas orientadas a la autonomía y protagonismo de los estudiantes.

Biografía del autor/a

Márcia de Souza Oliveira Paes Leme Alberto, Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Uberlândia/MG. Especialista em Instrumentalidade do Serviço Social pela Faculdade Única de Ipatinga/MG. Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), Campus Morrinhos/GO. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Servidora pública no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

Lílian Gobbi Dutra Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) - Campus Morrinhos-GO. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Ituiutaba-MG

Cínthia Maria Felício, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)

Possui graduação em Licenciatura Em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), graduação em Bacharelado Em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1999), mestrado em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (2000) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal Goiano Campus avançado Ipameri, docente no PPGENEB do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Foi docente PEBTT do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos na licenciatura em química do Instituto Federal Goiano. Tem experiência na área de Química, com ênfase em ENSINO DE QUÍMICA, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, atividades lúdicas, ensino de ciências, contextualização e formação profissional. Foi professora de química dos Cursos Técnicos em Agropecuária, Alimentos e Informática no campus Morrinhos do Ifgoiano de 2004 a 2021, professora do Curso de Licenciatura em Química de 2012 a 2021, coordenou o curso de especialização Lato Sensu em Ensino de Ciencias de 2016 a 2019. Foi Coordenadora do Programa de Iniciação a docência Pibid, Subprojeto Química de maio de 2015 a fevereiro de 2018. E também do programa de Residência Pedagógica de outubro de 2020 a março de 2022, com alunos do curso de licenciatura em química nos campus de Morrinhos e Urutai, subprojeto de Química. Professora permanente do Programa de pós graduação mestrado profissional em Rede de Educação Profissional ProfEPT de agosto de 2018 a dezembro de 2020 e do Programa de pós graduação mestrado profissional em Educação Básica do Campus Urutaí, do IFGoaino de março de 2021 (atual). Além disso atua nos curso de ensino médio integrado ao tecnico em redes de computadores e Comércio integrado ao ensino médio do campus Avançado de Ipameri, também do IFGoaino desde fevereiro de 2022.Faz parte dos comitês de pesquisa e extensão do campus Avançado de Ipameri , sendo também membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas Neabi desse mesmo campus. 

Marco Antônio de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com pós-doutorado em currículo e formação profissional agrícola pela Universidade Autônoma de Barcelona – Espanha. Professor Titular do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Atua no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IF Goiano - Campus Morrinhos-GO.

Léia Adriana da Silva Santiago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano)

Possuo graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Educação pela mesma universidade, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná, com estágio pós-doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, financiado pela Fundação CAPES. Sou professora no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano, desde 2011, na área de História e no ensino, pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica -ProfEPT. Atuei como coordenadora do ProfEPT - IA IFGoiano entre os anos de 2017 a 2020 . As pesquisas que venho desenvolvendo têm ênfase no ensino de História, currículo, livros didáticos, questões etnorraciais e educação profissional e tecnológica.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 376, de 3 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Brasília, 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-376-de-3-de-abril-de-2020-251289119. Acesso em: 26 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 376, de 3 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Brasília, 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-376-de-3-de-abril-de-2020-251289119. Acesso em: 26 jun. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MORAN, José. A culpa não é do online: contradições na educação evidenciadas pela crise atual. Blog Educação Transformadora, jun. 2020. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/?p=1506. Acesso em: 26 jun. 2020.

MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Elisa Torres (org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015. v. 2, n. 1, p. 15-33. (Coleção Mídias Contemporâneas). Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 26 jun. 2020.

PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. Trad. Roberta de Moraes Jesus de Souza. NCB University Press, Vol. 9, n. 5, out. 2001. Disponível em: http://www.colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf. Acesso em: 28 jun. 2020.

SCHNEIDER, Michele Domingos et al. Sala de aula invertida: um estudo bibliográfico. In: Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 25., 2019, Poços de Caldas. Anais Eletrônicos [...]. Poços de Caldas: ABED, 2019. p. 1-9. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2019/anais/trabalhos/35428.pdf. Acesso em: 24 ago. 2022.

SCHNEIDERS, Luís Antônio. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). Lajeado: Ed. da Univates, 2018. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/256/pdf_256.pdf. Acesso em: 24 jun. 2020.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução: Hernani. F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado

2024-05-01

Cómo citar

ALBERTO, Márcia de Souza Oliveira Paes Leme; MEDEIROS, Lílian Gobbi Dutra; FELÍCIO, Cínthia Maria; CARVALHO, Marco Antônio de; DA SILVA SANTIAGO, Léia Adriana. La enseñanza de la historia, las TIC y el aula invertida:: debatiendo las pandemias. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 28, p. 98–118, 2024. DOI: 10.29148/labor.v1i28.72444. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/72444. Acesso em: 28 jun. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.