Archives
-
Revista Labor
Vol. 1 No. 27 (2022)The Thematic Dossier “Gender Alliances: Contributions to a Feminist
Epistemology in Education” intends to explore the various dimensions that
feminist and transfeminist epistemologies offer us to think about and analyze
the dynamics of social relations in the different sociocultural contexts in which
they are manifested. -
School dropout in times of adversity: knowledge, policies and practices 02
Vol. 2 No. 26 (2021)This second volume is dedicated to Professor Rosemary Dore, creator of ABAPEVE, as a tribute to her valuable contribution to the consolidation of school dropout as a field of investigation and intervention in Brazil; in recognition of its legacy in the teacher training process; and for the audacity to establish an Association dedicated to carrying out studies, research and technical support to educational institutions for the prevention of dropouts.
-
School dropout in times of adversity: knowledge, policies and practices
Vol. 1 No. 26 (2021)O Dossiê Evasão escolar em tempos de adversidades: saberes, políticas e práticas se inscreve como um espaço/tempo de interlocução de docentes, pesquisadores(as) e demais trabalhadores(as) da educação que se interessam pelos desafios que afetam a educação, detidamente pela prevenção da Evasão escolar. Trata-se de uma iniciativa da Associação Brasileira de Prevenção da Evasão na Educação Básica, Profissional e Superior (ABAPEVE), fundada em 2013, fruto de um conjunto de educadores(as) preocupados(as) com este fenômeno sistêmico, multidimensional e complexo. A ABAPEVE deriva de iniciativa da Profa. Dra. Rosemary Dore, professora aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da qual participam pesquisadores(as) de vários estados do país, de diversas instituições de ensino públicas e privadas.
-
Vol. 1 No. 1 (2008)
É com grande orgulho que apresentamos a Revista do Labor, que lança as Edições LABOR em um novo momento, expandindo sua publicação para o formato digital. A revista busca refletir o caráter do LABOR, criado com o intuito de tornar-se referência de uma sadia pluralidade de olhares sobre a economia política crítica, a sociologia, a filosofia e a educação como áreas científicas e acadêmicas voltadas ao estudo da realidade social e educacional, relacionadas ao mundo do trabalho. Neste sentido, incentiva-se a possibilidade de convivência acadêmica enriquecedora entre posturas que variam de complementares e semelhantes a paralelas ou, até mesmo, divergentes em pontos específicos.