Reflexiones sobre la enseñanza en educación profesional y tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i24.44352Palabras clave:
Educación profesional. Competencia docente. Práctica docente. Teoría de la actividad.Resumen
La educación profesional y tecnológica está creciendo en importancia en el contexto actual de gran dinamismo tecnológico y cambios significativos en el mundo del trabajo. Por lo tanto, es importante reflexionar sobre la enseñanza en este campo, especialmente en vista de los desafíos de la educación a los que se hace referencia en calidad social y derechos humanos. Este artículo es el producto de una revisión de literatura respaldada por artículos, libros, disertaciones y tesis sobre este tema. Ofrece elementos históricos y teóricos de interés para la investigación y acciones dirigidas a la formación pedagógica y al desarrollo profesional docente relevantes para las particularidades de este contexto. También se agrega a esta discusión las referencias utilizadas habitualmente en la designación del profesional considerado un maestro de referencia.
Citas
BRASIL. Lei nº 378, de 13 de janeiro de 1937. Diário Oficial da União - Seção 1 - 15/1/1937, Página 1210 (Publicação Original). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1930-1939/lei-378-13-janeiro-1937-398059-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 30 jan. 2020.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Brasília, DF: Diário Oficial da União [2018]. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em 8 set. 2019.
BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Brasília, DF: Diário Oficial da União [2018]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5540.htm. Acesso em 8 set. 2019.
BRASIL. Lei nº. 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF: Congresso Nacional [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em 2 fev. 2019.
BRASIL. MEC. MTE Portaria Interministerial nº 5, de 25 de abril de 2014. Dispõe sobre a reorganização da Rede Nacional de Certificação Profissional – Rede Certific. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2 mai. 2014. v. 82, p. 14. 2014a.
BRASIL. MEC. Setec. Portaria SETEC/MEC nº 8, de 2 de maio de 2014. Regulamenta o desenvolvimento de processos de certificação profissional no âmbito da Rede Nacional de Certificação Profissional – Rede Certific. Brasília, DF: 2 de maio de 2014b.
CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 2ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1992.
LEONTIEV, A. N. Atividade e consciência. Trad. de Marcelo José de Souza e Silva. Dialectus, ano 2, n. 4, jan.-jun. 2014, p. 184-210. Disponível em: <http://www.revistadialectus.ufc.br/index.php/RevistaDialectus/article/view/122/81>.
LEONTIEV, A. N. A formação da personalidade. In: LEONTIEV, A. N. Atividade, consciência, personalidade. Cap. 5. Atividade e personalidade. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/leontiev/1978/activ_person/cap05.htm.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LIMA, N. V.; CUNHA, D. M. Saberes docentes: as políticas de reconhecimento de saberes dos professores da educação profissional no Brasil. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 34, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010246982018000100119&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 24 fev. 2020.
MACHADO, L. R. de S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica, v.1, n. 1, jun. 2008a.
MACHADO, L. R. de S. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: MEC/INEP. (Org.). Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. 1ª ed. Brasília: MEC/INEP, 2008b, v. 8, p. 67-82.
MACHADO, L. R. de S. O desafio da formação dos professores para a EPT e Proeja. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 689-704, jul.-set. 2011.
MACHADO, L. R. de S.. Saberes tecnológicos, teoria da atividade e processos pedagógicos. Trabalho & Educação (UFMG), n. 22, 2013, p.77-93. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8933/6423>
MACHADO, L. R. de S.. Ensino médio e técnico com currículos integrados: propostas de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: TVescola. Programa Salto para o futuro. Ensino médio integrado à educação profissional. Boletim 7, maio/junho de 2006, p. 51-68. Setembro de 2006.
MACHADO, L. R. de S.. Formação docente para a educação profissional: limites e possibilidades de institucionalização. Cad. Pesq., v. 26, n. 4, out./dez., 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v26n4p200-216.
MACHADO, T. S. C.; MACHADO, L. R. de S.. A teoria da atividade de Alexei N. Leontiev e sua abordagem sobre a correlação entre motivos e sentidos pessoais. Trabalho & Educação (UFMG), n.27, p.151-164, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9764/6890..
MARCEL, J.; CRUZ, G. B. Êthos Docente de Professores Referenciais. Educ. Real., Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 363-380, mar. 2018. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000100363&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em: 23 fev. 2020.
MOURA, M. O.; ARAÚJO, E. S.; MORETTI, V. D.; PANASSIAN, M. L.; RIBEIRO, F.D.; A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 10, n. 29, p. 205-229, jan./abr. 2010. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3094.
NÓVOA, A. (coord). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 13-33.
SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do educador. São Paulo: Unesp, 1996.
SAUL, A. M. Uma nova lógica para a formação do educador. In: BICUDO, M. A.; SILVA JÚNIOR, C. (Orgs.). Formação do educador: Dever do Estado, tarefa da universidade. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1996. p. 95-112.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16ª. Ed. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
VEIGA, I. P.; D’ÁVILA, C. (Orgs.). Profissão docente: Novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008.
VOLPATO, G. Marcas de profissionais liberais que se tornaram professores-referência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, n. 225, p.333-351, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).