Curriculum, memory and image:

teaching perspectives for the teaching of Quilombola History in Integrated High School

Autores/as

  • Diego dos Santos Alves Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Beatriz Medeiros de Melo Instituto Federal de Alagoas (IFAL) campus Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60154

Palabras clave:

História. Memória. Currículo. Política de Inclusão Social. Educação Integral.

Resumen

Este artículo presenta una etapa del desarrollo de la investigación de acción en curso en el contexto de ProfEPT/Ifal que tiene como objetivo investigar el lugar de la memoria quilombola en la memoria colectiva y en el plan de estudios oficial de los cursos de la Escuela Secundaria Integrada (EMI) y, luego, producir un documental El audiovisual como recurso didáctico que amplía el alcance de la educación integral. La etapa bajo análisis es el diagnóstico preliminar de la investigación en acción, que expresa la percepción de los docentes del Instituto Federal de Alagoas sobre los límites y las posibilidades para la inclusión del debate sobre la historia y la memoria de la quilombola en EMI. Es un estudio que está afiliado metodológicamente al enfoque cualitativo, con aportes en el método de investigación de acción y revisión bibliográfica. Por lo tanto, recopilamos los datos a través de cuestionarios semiestructurados, aplicados a 28 profesores de Historia a través de la plataforma en línea de Formularios de Google, y llevamos a cabo una investigación bibliográfica que nos permitió discutir la relación entre el currículo y la memoria como una forma de mejorar la educación integral y reformular el lugar ocupado por comunidades afrobrasileñas en prácticas educativas EMI. Concluimos que la propuesta de un documental audiovisual, como Producto Educativo, contribuye a la inclusión del tema quilombola en el currículo, valora la historia y la memoria afrobrasileña y colabora con la desnaturalización del prejuicio.

Biografía del autor/a

Diego dos Santos Alves, Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Licenciado em História pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Atuou como Assistente em Administração (2009-2017) no Instituto Federal de Alagoas - Campus Marechal Deodoro, coordenando, ainda, por dois anos o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Atuou, ainda, como Técnico em Assuntos Educacionais (2017-2019) no Instituto Federal de Alagoas - Campus Santana do Ipanema. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional. Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Alagoas. Atualmente é Professor EBTT no Instituto Federal de Alagoas - Campus Santana do Ipanema.

Beatriz Medeiros de Melo, Instituto Federal de Alagoas (IFAL) campus Viçosa

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos, com tese defendida sobre reprodução social e resistência camponesa. A tese recebeu o prêmio José Gomes da Silva de Melhor Tese de Doutorado em Sociologia Rural pela SOBER no ano de 2013. Estágio de doutorado sanduíche no Instituto de Investigaciones Sociales de la UNAM, com supervisão de Hubert C. de Grammont. Mestre em Geografia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente, com dissertação defendida sobre a migração e trabalho rural. Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus Araraquara, quando participou como bolsista de iniciação científica de pesquisas acerca das temáticas do trabalho rural, migrações e reforma agrária. Experiência de docência no Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional, Ensino Superior, Ensino Médio, Ensino a Distância e Ensino Profissionalizante, e experiência de investigação no CNPq, FAPESP, FAPEAL, FUNDAP e IFAL. Realizou pesquisa de pós-doutoramento (PPG de Sociologia da UFSCar) envolvendo a temática da moralidade e dos sentimentos na mobilização das estratégias de reprodução do campesinato. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Viçosa, lecionando no Ensino Médio Integrado ao Técnico, em cursos de graduação e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnologia (nacional, em rede). É docente do Mestrado Acadêmico em Sociologia da UFAL. Integra o Grupo TRAMA/UFScar (Terra, Trabalho, Memória e Migração), o grupo Ruralidades, Ambiente e Sociedade (UFSCar) o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica - GEPEPT. 

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Publicado

2020-12-21

Cómo citar

ALVES, Diego dos Santos; MEDEIROS DE MELO, Beatriz. Curriculum, memory and image:: teaching perspectives for the teaching of Quilombola History in Integrated High School. Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 303–326, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i24.60154. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60154. Acesso em: 11 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê

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