O estado da arte sobre evasão escolar nos institutos federais:

uma contribuição para a construção de saberes e práticas

Autores

  • Edclecia Barbosa de Araújo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - IFPE
  • Andreza Maria de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i26.71839

Palavras-chave:

Estado da arte. Educação profissional e tecnológica. Institutos federais. Evasão escolar.

Resumo

No mundo e no Brasil, o alto índice de evasão escolar persiste no cenário educacional. A pandemia da Covid-19 agravou ainda mais o problema. Neste artigo, recorte de uma pesquisa maior, objetivamos mapear e analisar a produção científica da pós-graduação brasileira sobre evasão nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O estudo é de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico, do tipo Estado da Arte. Estabelecemos o recorte temporal de 2010 a 2020. A coleta foi realizada nos sítios da Plataforma Sucupira, no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Observatório do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT). Foram localizados 37 trabalhos, sendo 33 dissertações e 04 teses. Para análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados mostraram que ainda são escassos os estudos que se dedicam a pesquisar o fenômeno da evasão nos Institutos Federais e que não há unanimidade por parte dos estudiosos quanto à definição do termo. Os resultados dos trabalhos sobre evasão em cursos subsequentes indicam que a complexidade da problemática que dificulta sua resolução advém da diversidade fatorial. Diante do quadro pandêmico, o estado da arte em tela contribuirá para uma melhor compreensão do fenômeno da evasão, conhecendo o seu panorama no universo dos trabalhos acadêmicos.

Biografia do Autor

Edclecia Barbosa de Araújo, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO - IFPE

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo campus Olinda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Possui graduação em Letras pela Faculdades Integradas de Patos e Especialização em Língua, Linguística e Literatura pelas Faculdades Integradas de Patos. Tem experiência de docência como professora Polivalente e em turmas do Ensino Fundamental na área de Língua Portuguesa. Atualmente é assistente em administração do IFPE, campus Afogados da Ingazeira.

 

 

Andreza Maria de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE

Realizou seu percurso formativo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui doutorado em Educação (2017), mestrado em Educação (2009) e graduação em Pedagogia (2006). Atualmente, é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Atua nos cursos de Licenciatura em Física e Matemática do campus Pesqueira, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) no campus Olinda. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, prática pedagógica e docente, relação família-escola, Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica. Desenvolve pesquisas orientadas pela Teoria das Representações Sociais, cunhada por Serge Moscovici. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Representações Sociais" (IFPE/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa "Organização, memórias e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica" (IFPE/CNPq).

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0254-731X

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Publicado

2021-11-01

Como Citar

ARAÚJO, Edclecia Barbosa de; LIMA, Andreza Maria de. O estado da arte sobre evasão escolar nos institutos federais: : uma contribuição para a construção de saberes e práticas. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 26, p. 54–75, 2021. DOI: 10.29148/labor.v1i26.71839. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/71839. Acesso em: 24 nov. 2024.

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