As relações entre a orientação para o mercado, a inovação de produto e processo, e a performance organizacional

Autores

  • Suelen Corrêa Universidade de Passo Fundo (UPF)
  • Julio Cesar Ferro de Guimarães Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Centro de Engenharias (CEng)
  • Eliana Andréa Severo Universidade Potiguar (UNP), Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
  • Márcia Rohr da Cruz Universidade de Caxias do Sul (UCS)

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.v15i3.940

Palavras-chave:

Orientação para o mercado. Inovação de produto. Inovação de processo. Performance organizacional.

Resumo

O alcance de uma performance organizacional superior é desejável para assegurar a permanência e o crescimento das empresas. Contudo, um ambiente de negócios marcado pelas rápidas mudanças tecnológicas e de mercado exige das empresas novas respostas ou a combinação de diferentes estratégias. O objetivo do presente estudo foi verificar a influência da orientação para o mercado sobre a inovação de produto e processo, bem como destes sobre a performance organizacional. Para isso, foi realizada uma survey, aplicada a gerentes e proprietários de empresas do estado do Rio Grande do Sul, e utilizada a técnica de Modelagem de Equações Estruturais para a análise dos dados. Foram encontrados relacionamentos positivos e significativos entre os construtos estudados, e observado que a inovação de processo contribui mais para a performance organizacional que a inovação de produto. Assim, administradores de empresas que busquem se manter e crescer no mercado devem investir mais nas inovações de processo que nas inovações de produto, já que elas contribuem para a redução de custo e aumento da qualidade dos produtos, proporcionando às empresas uma performance organizacional superior.

 

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Arquivos adicionais

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Corrêa, S., Guimarães, J. C. F. de, Severo, E. A., & Cruz, M. R. da. (2017). As relações entre a orientação para o mercado, a inovação de produto e processo, e a performance organizacional. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 15(3), 174–202. https://doi.org/10.19094/contextus.v15i3.940

Edição

Seção

Artigos