Ensino Comercial:
Colégio Comercial Visconde de Cairu, São Paulo/SP (1954-2002)
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.72316Palavras-chave:
ensino comercial, ensino técnico-profissionalizante, ensino profissionalResumo
O presente artigo tem como temática central a história da instituição escolar Colégio Comercial Visconde de Cairu, no recorte histórico de 1954 a 2002, que corresponde ao seu período de funcionamento. Estabelecida na cidade de São Paulo, no bairro do Belenzinho, esta instituição educacional perpassou diversas fases da história educacional brasileira e uma série de mudanças legislativas, sendo sua trajetória marcante no processo evolutivo do ensino comercial no Brasil. Proposta a partir do referencial da dialética marxista investigativa, a história da instituição aqui apresentada se propõe ao estudo do todo a partir de particularidades, ilustrando mudanças na história da educação e a influência delas no desenvolvimento da escola de nível médio até os dias atuais.
Referências
GAIDARGI, João. Horizontes da Educação Brasileira. Coluna. Santos: A Tribuna, 1971.
_______. Horizontes da Educação Brasileira. Coluna. Santos: A Tribuna, 1980.
GATTI, Décio; INACIO FILHO, Geraldo. História da educação em perspectiva: ensino, pesquisa, produção e novas investigações. Campinas: Autores associados, 2005.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Volume 1. Edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho; coedição, Luiz Sergio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
_____________. Cadernos do Cárcere. Volume 2. Edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho; coedição, Luiz Sergio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. — Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
NOSELLA, Paolo. Ensino Médio: em busca do princípio pedagógico RL. VI Colóquio de Pesquisa sobre Instituições Escolares. LIPHIS, PPGE/UNINOVE, 2009.
NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. Instituições escolares: por que e como pesquisar. Campinas: Alínea, 2013.
SANFELICE, José Luís. História das instituições escolares. In: NASCIMENTO, Maria Isabel Moura et all. Instituições escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas: Autores associados: HISTEBR; Sorocaba, SP: UNISO; Ponta Grossa, Pr: UEPG, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) durante o processo editorial informando que o artigo está em processo de publicação, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).