TRABALHO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: APROPRIAÇÕES CONCEITUAIS SOBRE A TECNOLOGIA NO CAMPO TRABALHO E EDUCAÇÃO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.29148/labor.v2i18.33503Keywords:
trabalho, educação, tecnologia, determinismo tecnológico,Abstract
O texto que apresentamos, trata-se de um esforço teórico de compreensão das diferentes apropriações do conceito de tecnologia no campo de estudos sobre o trabalho e a educação no Brasil. No país, os debates acadêmicos sobre as relações entre trabalho e educação vêm ocorrendo sob a forte influência do prisma metodológico do materialismo histórico e dialético. Dessa forma, a escolha pela compreensão do locus da categoria tecnologia, no escopo da teoria marxiana, adquire centralidade nesta pesquisa, cujo caminho parece não ter sido suficientemente explicitado e debatido no contexto das mediações entre trabalho, tecnologia e educação. A referida opção encontra, todavia, uma celeuma a enfrentar, posta no interior dos Estudos Sociais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade, área onde movimentos, pesquisas acadêmicas e outros agentes disputam acalorado debate acerca da relação tecnologia e sociedade. Nesse campo, encontra-se uma forte tendência de classificação do pensamento marxiano no âmbito do determinismo tecnológico. No contraponto dessa rotulação, o texto divulga resultados parciais de uma tese em andamento que procura realizar dois movimentos: 1) Compreender os argumentos taxativos ao determinismo tecnológico no campo dos estudos sobre tecnologia e sociedade e dar a eles um tratamento analítico à luz da teoria marxiana, refutando tal classificação. 2) Analisar a produção do campo trabalho e educação no Brasil por meio da leitura e reflexão a partir da disseminação das pesquisas no interior do grupo Trabalho e Educação da ANPED, explicitando como a conceituação de tecnologia vem sendo adotada nas últimas décadas por esse agrupamento de intelectuais.
ABSTRACT
The text is a theoretical effort to understand the different appropriations of the concept of technology in the field of Work and Education Studies in Brazil. In the country, academic debates about the relationship between work and education have been taking place under the strong influence of the historical and dialectical materialism methodological perspective. Therefore, understanding the locus of the technology category within the scope of Marxian theory becomes central to this research, path that seems to have not been described and debated enough in the context of the mediations between work, technology and education. This option, however, faces a controversy within the Social Studies on Science, Technology and Society, where social movements, academic research and other agents engage on a heated debate about the relationship between technology and society. In the field there is a strong tendency to classify Marxian thought in the context of technological determinism. Countering this labeling, the text discloses partial results of an ongoing thesis that seeks to: 1) Understand the taxonomic arguments against technological determinism in the field of Technology and Society Studies and give them an analytical treatment in the light of Marxian theory, refuting such classification. 2) Analyze the production on Work and Education in Brazil through a close reading of the research carried out by the Work and Education group of ANPED, explaining how the conceptualization of technology has been adopted in the last decades by this group of intellectuals.References
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