La educación bajo la vigilancia de la personalidade autoritaria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v1i27.81137

Palabras clave:

Autoritarismo. Educación. Escuela sin Partido. Psicología de masas. emancipación humana.

Resumen

Este artículo se centra en los acontecimientos políticos recientes en Brasil y la resonancia de este fenómeno en la educación. El marco teórico está vinculado a los estudios de Theodor Adorno, Hannah Arendt y Sigmund Freud sobre el carácter autoritario del gobernante. Se vinculan prácticas que apuntan a la construcción del líder autoritario, trazando una línea reflexiva con la concepción de masificación ideológica. Se suma la comprensión de la personalidad autoritaria, la propaganda totalitaria y la psicología de masas, aportando elementos a la percepción de la irracionalidad y su capacidad masificadora. Como resultados obtenidos, es notorio el carácter receptivo de una parte de la sociedad al ideal antidemocrático y acientífico de la educación.

Biografía del autor/a

Erika Martins Araújo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Assistente Social graduada pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE. Especialista em Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública do Ceará - ESP/CE. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisadora bolsista pela FUNCAP do Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional - LABOR. Tem experiência na área de saúde e educação, sendo profissional da Rede de Atenção Psicossocial do município de Iguatu (2017-2019), estagiária do CAPS III de Iguatu (2015-2016), pesquisadora bolsista PIBIC/IFCE (2014-2016), pesquisadora voluntária do NUPEP/UFC (2015-2016), monitora bolsista da graduação em Serviço Social - IFCE (2013-2014). 

Demetrio Alves de Melo, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (2007). Mestre em Educação Brasileira pela UFC (2022). Professor da rede privada de ensino nas disciplinas de história, filosofia, sociologia e geografia. Escritor com três livros já publicados, sendo um deles, Network Marketing - O Negócio do Século XXI, um dos mais vendidos do Brasil, segundo a revista Gestão e Negócios n. 77 e 89. Pesquisador do LABOR (Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional da UFC).

Eneas de Araújo Arrais Neto, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1981); Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1986), Doutorado Sanduiche pelo Institute of Education da University of London - Uk (1998), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1999); Pós-doutorado em Filosofia da Arte e Subjetividade pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales-Fr;Pós-Doutorado na UNINOVE em São Paulo, Brasil, em 2013, sobre Formação Humana Integral em Marx, Gramsci e na Teoria Crítica. 

Elenilce Gomes de Oliveira, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Desenvolve atividades no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Membro do Fórum Estadual de Educação do Ceará. Colabora com o Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira/UFC. Coordena o Laboratório de Estudos do Trabalho e Qualificação Profissional (LABOR). Co-Fundadora do Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional (NUPEP). Edita e publica livros sobre trabalho-educação, políticas educacionais, Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

2022-07-11

Cómo citar

ARAÚJO, Erika Martins; MELO, Demetrio Alves de; ARRAIS NETO, Eneas de Araújo; OLIVEIRA, Elenilce Gomes de. La educación bajo la vigilancia de la personalidade autoritaria. Revista Labor, [S. l.], v. 1, n. 27, p. 520–544, 2022. DOI: 10.29148/labor.v1i27.81137. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/81137. Acesso em: 10 may. 2024.

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