Ensino remoto e educação em tempos de pandemia do novo coronavírus no Brasil

aproximação crítica sobre os impactos no ensino-aprendizagem

Autores

  • Fabrício Rodrigues da Silva Instituto Federal do Ceará - IFCE
  • Adriana Alves da Silva Instituto Federal do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.29148/labor.v2i24.60170

Palavras-chave:

Crise pandêmica., Novo coronavírus, Ensino remoto, Precarização do ensino-aprendizagem.

Resumo

O artigo discute os impactos do ensino remoto sobre a educação profissional e tecnológica no Brasil em tempos de crise e pandemia da COVID-19, doença infecciosa causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) que tem vitimado milhares de trabalhadores mundialmente. A pandemia não é a mesma para todos, atingindo de forma brutal os países de capitalismo dependente, como o Brasil, atual epicentro da doença, e neste, as classes mais desfavorecidas, pela ausência de um efetivo Estado de direitos. Ainda não é possível uma avaliação final deste impacto, uma vez que a pandemia ainda não se estabilizou e o ensino remoto pode ainda perdurar, no entanto pelas condições em que o mesmo está sendo realizado, inferimos que se constitui em modalidade frágil e incipiente, não garantindo a formação e a qualidade da educação. A discussão desse tema, assim como a resistência aos desmontes de direitos é urgente, uma vez que com a atual crise humanitária tornou-se mais favorável ao capital, através do Estado, avançar sobre esses direitos e em particular sobre a educação pública, implementando mecanismos que impactam e comprometem a formação crítica e de qualidade

Biografia do Autor

Fabrício Rodrigues da Silva, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Assistente Social. Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como perito judicial em processos civis no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará - TJCE, Comarca de Icó. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba (PPGSS/UEPB). Especialista pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Educação e Docência do Ensino Superior do Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS). Membro do Grupo de Estudos, Pesquisas e Assessoria em Políticas Sociais (GEAPS/DSS/UEPB). Membro do Grupo de Estudos em Seguridade Social, Fundo Público e Ajuste Fiscal, vinculado ao Núcleo de Educação, Políticas Sociais e Serviço Social (NEPSSS/IFCE). Pesquisa na área da Financeirização do Capital, Ajuste Fiscal, Fundo Público e Orçamento da Seguridade Social brasileira, com ênfase na Previdência Social.

Adriana Alves da Silva, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Possuí Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará. É Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Iguatu e Assistente Social da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará/18ª CRES - Iguatu. Tem experiência nas áreas de Educação com ênfase em Educação Profissional e Assistência Estudantil e na área de Saúde com ênfase em Políticas de Saúde, Gestão em Saúde, e Saúde do Adolescente.

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Publicado

2020-12-19

Como Citar

SILVA, Fabrício Rodrigues da; SILVA, Adriana Alves da. Ensino remoto e educação em tempos de pandemia do novo coronavírus no Brasil: aproximação crítica sobre os impactos no ensino-aprendizagem . Revista Labor, [S. l.], v. 2, n. 24, p. 87–109, 2020. DOI: 10.29148/labor.v2i24.60170. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/labor/article/view/60170. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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