Elementos influenciadores da adoção tecnológica: Estudo de caso sobre a gestão em uma instituição de ensino
DOI:
https://doi.org/10.19094/contextus.2021.61445Palavras-chave:
tecnologia da informação e comunicação, adoção tecnológica, gestão educacional, modelo TOE, estudo de casoResumo
Esse estudo buscou analisar, sob o ponto de vista dos gestores educacionais, e tendo como base o framework TOE, os fatores determinantes, impulsionadores e criadores de barreiras à adoção e implementação de tecnologias da informação e comunicação no âmbito de uma instituição de ensino. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, adotando-se o estudo de caso único como estratégia de pesquisa. Os dados foram coletados em entrevistas, pesquisa documental e observações diretas, posteriormente submetidos à análise de conteúdo. Considerando o framework TOE, os resultados demonstram que os principais determinantes à adoção tecnológica estão vinculados ao contexto ambiental; que os elementos impulsionadores estão dispostos no contexto organizacional; e que os elementos criadores de barreira envolvem os contextos organizacional e ambiental.
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