Elementos influenciadores da adoção tecnológica: Estudo de caso sobre a gestão em uma instituição de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19094/contextus.2021.61445

Palavras-chave:

tecnologia da informação e comunicação, adoção tecnológica, gestão educacional, modelo TOE, estudo de caso

Resumo

Esse estudo buscou analisar, sob o ponto de vista dos gestores educacionais, e tendo como base o framework TOE, os fatores determinantes, impulsionadores e criadores de barreiras à adoção e implementação de tecnologias da informação e comunicação no âmbito de uma instituição de ensino. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, adotando-se o estudo de caso único como estratégia de pesquisa. Os dados foram coletados em entrevistas, pesquisa documental e observações diretas, posteriormente submetidos à análise de conteúdo. Considerando o framework TOE, os resultados demonstram que os principais determinantes à adoção tecnológica estão vinculados ao contexto ambiental; que os elementos impulsionadores estão dispostos no contexto organizacional; e que os elementos criadores de barreira envolvem os contextos organizacional e ambiental.

Biografia do Autor

Caroline Oliveira Melo , Instituto Federal de Sergipe

Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/UFS. Secretaria Executiva no Instituto Federal de Sergipe.

Maria Conceição Melo Silva Luft, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Associada do Departamento de Administração, Docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPADM/UFS) e do Programa De Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP/UFS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Ronalty Oliveira Rocha, Universidade Federal de Sergipe

Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/UFS. Professor substituto do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe/UFS.

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Publicado

2021-05-03

Como Citar

Melo , C. O., Luft, M. C. M. S., & Rocha, R. O. (2021). Elementos influenciadores da adoção tecnológica: Estudo de caso sobre a gestão em uma instituição de ensino. Contextus – Revista Contemporânea De Economia E Gestão, 19, 124–145. https://doi.org/10.19094/contextus.2021.61445

Edição

Seção

Artigos